x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 14

acessos 13.566

Lançamento contábil - Almoxarifado

carlos sulymar santos costa

Carlos Sulymar Santos Costa

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 15:43

Boa tarde, o responsável pelo setor de almoxarifado onde trabalho fez um levantamento dos itens em estoque, para minha surpresa existem vários itens que não foram contabilizados antes e bem provavelmente são da gestão passada, a minha dúvida é a seguinte:

Na contabilidade pública posso fazer esses lançamentos sem nota fiscal?

Qual o valor que coloco em cada item?

Como trabalho a muito pouco tempo na área pública não sei como fazer esses lançamentos.

Obrigado.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 13:42

Olá Carlos,

Imagino que já tenhas conseguido solucionar essa questão, mas em todo caso, respondo para que fique em registro.

Quando ocorre a descoberta de bens que pertencem a esta entidade, a Contabilidade tem obrigação de registrá-los, independentemente de existir nota fiscal ou qualquer outro documento. É claro que deve-se tomar o cuidado de se assegurar que os bens são de fato da entidade, em respeito ao princípio da prudência.

No caso, não havendo documentos que identifiquem o valor dos bens (ou mercadorias, no caso), deve-se proceder a uma avaliação das mesmas (geralmente por comissão de servidores) e efetuar-se o registro com base no valor de avaliação.

No seu caso, eu registraria da seguinte forma:

D - Estoque
C - VPA de descoberta de bens/mercadorias

Simples assim.

P.S.: Não esqueça de citar isso em nota explicativa quando do levantamento das demonstrações contábeis, especialmente o Balanço Patrimonial.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Geroncio Maia

Geroncio Maia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 18:01

Boa Tarde,
Trabalho em uma empresa publica que em 2015 constitui uma comissão para realizar uma levantamento patrimonial.
foi realizada e no final do ano fez suas atualização no sistema patrimonial.
que ficou assim:
Sistema patrimonial:
Veículo: janeiro de 2015
R$ 0,00

Dezembro de 2015:
valor de entradas no ano de 2015: R$1.066.997,93
Depreciação acumulada no período: 66.738,82


sistema contábil:
Veículo:
janeiro e dezembro de 2015:
R$1.508.273,61
Depreciação acumulada no período:
R$1.495.825,90

Como adequar contabilmente ao setor de patrimônio. como ficara as partida dobradas qual conta devo utilizar para realizar este ajuste ao setor patrimonial

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 08:11

Geroncio Maia,

Faça a adequação dos saldos das contas contra a conta de ajustes de exercícios anteriores do grupo 2.3 - Patrimônio Líquido, pois trata-se de ajuste em virtude de erro ou omissão relativos a fatos ocorridos em exercício anterior a 2016.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2017 | 15:02

Pessoal!

Aproveitando o tópico, gostaria de sanar uma dúvida.

Compro mercadoria para consumo interno (material de escritório, por exemplo) e controlo esses produtos numa conta de estoque no ativo.

Quando os produtos são consumidos, contabilizo a baixa do estoque:
D - Despesas
C - Estoque

Minha dúvida é a seguinte: Preciso emitir nota fiscal para dar baixa dos materiais sempre que for utilizá-lo?

Att,

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 08:38

Marcelo de Paula,

Não vejo porque emitir NF sobre esta operação, exceto se para o consumo, deva haver o transporte de um local para o outro que configure hipótese de emissão de NF para fins de transporte.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
rodney roberto gomes

Rodney Roberto Gomes

Prata DIVISÃO 1, Controlador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 11:21

Nobres colegas, bom dia!

Tenho uma dúvida.

Em Junho de 2016 o setor de almoxarifado deu saída em R$ 12.000,00 de matérias de consumo, porém agora em Janeiro de 2017 entrou outro responsável pelo setor e o mesmo fez a contagem do almoxarifado e verificou que da saída que teve em Junho de 2016 R$ 5.000,00 foram devolvidos e não foram lançados essa devolução em 2016 e o responsável pelo almoxarifado lançou essa devolução no arrolamento de Janeiro/2017, como devo proceder na contabilidade? O lançamento de reversão abaixo está correto?

D- Almoxarifado (Ativo 1.1.5.6.1) – R$ 5.000,00
C – Consumo de Material (VPD 3.3.1.1.1) – R$ 5.000,00
Histórico: Devolução de materiais de consumo não utilizados.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 17:11

Entendo que não deves creditar a VPD, mas sim lançar na conta de ajustes de exercícios anteriores do grupo 2.3.7.1.1.03.00 (Patrimônio Líquido), pois se trata de erro imputável a exercício anterior e que não possa ser atribuído a fato subsequente.

Registra o saldo decorrente de efeitos da mudança de critério contábil ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. Serão registrados nesta conta os ajustes da administração direta, autarquias, fundações e fundos.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 20:00

Pessoal,

Aproveitando o tópico, gostara de sanar uma dúvida, caso alguém possa ajudar.

Tenho uma conta de "mercadoria para revenda" e muitas vezes tiro produtos dela para usar como consumo interno. Ao retirar contabilizo da seguinte forma:

D - Despesas
C - Estoque Mercadoria

Porém, ao fechar o CMV ao final do mês, o valor retirado do estoque afeta meu Custo.

Alguém tem forma para eu não lançar o valor duas vezes? Pois ele afeta minas despesas, como vemos na contabilização, e também influencia os custos (CMV), uma vez que saiu do estoque.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 08:13

Marcelo de Paula,

Entendo que você deveria transferir o valor consumido internamente para outra conta de estoque que não integre o seu CMV e somente após, efetuar a baixa mediante Despesa.

(Suponho que para o CMV você esteja utilizando a baixa de estoque no cálculo, e não diretamente a despesa.)

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 13:59

Everton e Carlos, obrigado!

A duvida é porque lanço entrada de mercadorias para revenda na conta de estoque:

D - Mercadoria Revenda
C - Fornecedor

Quando utiliza as mesmas mercadorias para consumo:

D - Despesas
C - Mercadoria Revenda

Ao fazer o lançamento do custo:

D - Custo (CMV)
C - Mercadoria para revenda

Como eu contabilizo a saída da mercadoria para consumo como despesas, ao calcular o CMV isso afeta novamente meu resultado, uma vez que os estoque diminuiu (isso consequentemente aumenta o custo).

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Carlos Eduardo Mattos Barreto Junior

Carlos Eduardo Mattos Barreto Junior

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 14:16

Marcelo,

Se eu entendi corretamente sua dúvida, os lançamentos não irão duplicar pelo seguinte:

Aquisição de 1.000 unidades a R$ 1,00 de mercadorias para revender

D - Mercadoria Revenda 1.000,00
C - Fornecedor 1.000,000


Utilizando 50 unidades

D - Despesas 50,00
C - Mercadoria Revenda 50,00


Venda de 900 unidades a R$ 1,00

D - Custo (CMV) 900,00
C - Mercadoria para revenda 900,00

O saldo da conta Mercadoria Revenda ficou com 50,00 D
Saldo CMV 900,00 D
Despesa 50,00 D
Fornecedor 1.000,00 C


Se não entendi direito me desculpe, mas ao meu ver seu resultado não está sendo afetado de forma duplicada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.