x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 1.808

Abertura de Empresa Simples Nacional

Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 10:06

Bom dia Amigos,

Gostaria muito da ajuda de vocês.

Sou contadora, porém nunca fiz abertura de uma empresa.

Fui convidada abrir uma empresa, e como já tenho o CRC aceitei o convite. Porém pessoal eu trabalho na área contábil, Abertura de empresa eu nunca fiz estou com muitas dúvidas, acredito que vocês poderão me ajudar!

Primeiro tenho que fazer o Registro na junta correto? Porque ele será um Empresario Individual, ramo construção Civil.

Porém pra se fazer o registro na junta eu preciso ter o certificado digital? Como proceder nesse primeiro passo.

Caros, sei que pra muitos isso pode ser uma pergunta até considerada besta sei lá, porém minha experiencia é área contábil estou iniciando em ter meu próprio escritório, então preciso aprender abertura e sei que vocês que sabem poderão me ajudar ricamente.

E acredito que é no começo tudo é difícil, mais logo as coisas vão se ajeitando.

Desde já agradeço.

Ótimo dia amigos.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 10:17

Bom Dia Mariana, tudo bem.

Vou te passar um passo a passo tudo bem?

1) Você precisa ter um certificado digital.
2) preencher uma inscrição do empresario na via rapida da jucesp.
3) recolher as taxas.
4) entrar novamente na via rapida e consultar os processo e imprimir todas as fichas, e colher as assinaturas.
5) Acessar o PGD Web da receita federal com certificado, e preencher os dados conforme o feito na jucesp
6) após preenchidos os dados e transmitidos a RF consultar a solicitação de CNPJ a pedido pra saber se o mesmo foi deferido ou indeferido.
7) indeferido, corrija os erros e transmita novamente
8) deferido imprima a ficha cadastral colhar a assinatura e reconheça firma do empresario ( quando o PGD perguntar se o ato foi registrado em algum orgão clique em não)
9) com tudo assinado leve a uma unidade da junta,
10) Se der exigencia corrija os erros e tente novamente. (eles informam quais os erros se houver)
11) Deferido, é só entrar na solicitação de CNPJ a Pedido de da aprovação da junta e colher o CNPJ e inscrição Estadual.
12) Inclua a empresa no CCM
13) Inclua a empresa no simples após o CCM pois sem ele não é possivel incluir no simples

Após a constituição vc tem até 30 para incluir ao simples e acompanhar a solicitação se der alguma pendencia corrija, pois dentro dos prazos do portal do simples você pode ter até 180 corridos para aderir, só é necessario não perder os prazos.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 10:57

Thiago, Muito bom dia.

Obrigadissímo pelas informações.

Eu posso ter um certificado digital E -CPF ou é necessário só o E-CNPJ?

Outra dúvida, questão de nota fiscal vejo na prefeitura é isso, depois que ele já tiver enquadrado no simples certo?

Questão como INSS e FGTS mesmo ele não tendo funcionário preciso ir na Caixa?

Nossa são tantas dúvidas, me perdoe rs.

Obrigada.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 12:00

Bom Dia,

Quanto ao certificado servem ambos.

Se a empresa for do mucicipio de São Paulo Capital você pode solicitar o CCM e a senha de emissão de nf-e no mesmo dia com a procuração e documentos assinados,

Sem funcionarios, não é necessario informar a caixa ou a previdencia, porm precisa ser entregue a rais negativa.

Fique a vontade pra perguntar o forum é pra isso mesmo, hihi.

Espero ter ajudado e bom dia

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 10:32

Bom dia Pessoal,

Mais uma dúvida, rsrs!!

O empresario mora de aluguel e não tem nada de comprovante em seu nome, a empresa vai ser na casa dele mesmo, pois ele é um prestador de serviços, o que poderá ser esse comprovante para abertura da empresa?

Obrigada.

Att.
Mariana.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 12:52

Bom Dia Mariana,

O comprovante de endereço é necessario, porem não é o documento mais importante para abertura da empresa, desde que o processo esteja devidamente montado com o RG e CPF em copia auticada a junta liberará a abertura.

Espero ter ajudado e bom dia,

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 22:28

Boa noite!!

Estou cheias de dúvidas novamente!

Me ajude rsrs.

Bom entrei no site da Jucesp no via rápido e comecei o preenchimento do Empresario Individual, porém na parte do Integrante ele me deixa coloca o município do empresario, com isso não está validando o que pode ter acontecido?

Pessoa depois desse passo, eu salvo, já até tenho um numero de processo, porém ele só deixou salvar parcial.

Que faço pra imprimir essas taxas??

Fico no aguardo, e agradeço a compreensão, pois a primeira vez é difícil pra todo mundo, o novo devemos enfrentar e não temer.

Obrigada

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 08:34

Bom Dia Mariana, Tudo bem?

Neste caso o recomendado é acessar o site utilizando o navegador internet explore. ( se mesmo asssim persistir o erro tenta em uma outra maquina com sistema vista ou 7)

Pois este tipo de erro é do navegador, e as taxas somente aparecerão apos o processo estar totalemente preencihido.

Abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 14:11

Jessyca Marzagão,

Você deve enviar o contrato social/requerimento de empresário para a Jucesp junto com o DBE devidamente assinado.

Para saber se já saiu o CNPJ você pode consultar pelo mesmo número do DBE no link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/fcpj/consulta.asp

Quando a Jucesp registrar o contrato, sairá o CNPJ e a IE (se for o caso).

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 16:17

Bacana Jessyca... As dúvidas não vão acabar nunca e vamos no ajudando por aqui...

PS: No Rio eles anotam a mão, nos documentos que baixamos depois de deferido o contrato, o número do CNPJ e da Inscrição Estadual, já ajuda... Podia ser assim aí tb.

Boa tarde...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.