x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 7.158

Angela Maria Fontana

Angela Maria Fontana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Domingo | 4 maio 2008 | 17:42

Amigos, estou pegando a contabilidade de um supermercado e acredito q terei q fazer como lucro real. ..pois terei que fazer uma Consultoria e avaliar tudo, desde estoques, analise dos balanços e a contabilidade completa, alguem pode me ajudar, pois nunca fiz uma empresa com lucro real...

Angela Maria Fontana

Angela Maria Fontana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 12:12

Ola Jefferson...entao..trata-se de um supermercado que tem um faturamento alto, onde terei q reorganizar tudo e prestar consultoria. Preciso definir qual seria melhor real ou presumido? Como eu nunca fiz contabilidade de supermercado, preciso de umas dicas entende? Como tratar a questao dos estoques, como reorganizar melhor o mercado, eles estavam com problemas na empresa q era o supermercado, ae abriram uma outra para assumir o supermercado. E é nessa q irei trabalhar ...é um pouco complicado, mas tenho q por tudo em ordem...principalmente nas areas fiscais. Enfim..o q tu puder me ajudar agradeço de coraçao...

Jefferson Castrogiovanni Pires

Jefferson Castrogiovanni Pires

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 13:53

Primeiramente a definição melhor para a opção e sua empresa é enquadramento:

faturamento até 1,2 milhões - microempresa
entre 1,2 mi e 10,5 mi - pequena empresa
entre 10,5 mi e 60 mi - media empresa
acima 60 mi - grande empresa

********************************************************

A lucro presumido ou real, vce pode comparar com o Imposto de renda.
se vce não tem muitas despesas para deduzir da base do imposto é melhor utilizar o presumido caso contrario utilize o real. Isto é uma comparação muito simples, pq existe outras variaveis, como creditos de pis/cofins não cumulativos(DACON).

Imagino q o seu ramo é praticamente tudo ICMS substituição tributaria (alimentos)


O estoque se for possivel efetuar o esto

Jefferson Castrogiovanni Pires

Jefferson Castrogiovanni Pires

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 5 maio 2008 | 13:55

desculpas este é o completo



Primeiramente a definição melhor para a opção e sua empresa é enquadramento:

faturamento até 1,2 milhões - microempresa
entre 1,2 mi e 10,5 mi - pequena empresa
entre 10,5 mi e 60 mi - media empresa
acima 60 mi - grande empresa

********************************************************

A lucro presumido ou real, vce pode comparar com o Imposto de renda.
se vce não tem muitas despesas para deduzir da base do imposto é melhor utilizar o presumido caso contrario utilize o real. Isto é uma comparação muito simples, pq existe outras variaveis, como creditos de pis/cofins não cumulativos(DACON).

Imagino q o seu ramo é praticamente tudo ICMS substituição tributaria (alimentos)


O estoque se for possivel efetuar o estoque permanente pois vces terão maior controle do custo(CMV).

qualque outra duvida, post novamente.

ALEX SANDRO DA SILVA SOUZA

Alex Sandro da Silva Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 15:15

boa tarde

estou trabalhando em uma empresa que atualmente é optante do lucro real, mas estou em dúvida referente a apuração de seus impostos. estou com receio que tem algo errado em sua apuração. como vou ter certeza se a empresa estar apurando correntamente o seus impostos. tem alguém que pode me ajudar a este respeito. a empresa fábrica pias e tanques de fibra e de marmore sintético e vende para o brasil inteiro. ajude me fazer a coisa certa, pois estou achando que a empresa esta pagando muito imposto por falta de informação

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 23:16

Boa noite Alex,

Se você precisa saber se a empresa está (ou não) pagando impostos e contribuições em valores superiores aos devidos, deve informar (pelo menos) os cálculos praticados pela empresa para determinação dos impostos.

Sem tais informações não há como alguém ajudá-lo neste sentido, pois não terá como fundamentar suas conclusões.

...

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 10:01

Bom dia Alex!

Se ela é uma industria ela tem impostos a recuperar, pois ela se credita pelas entradas de insumos, para começar, verifique se isso está ocorrendo, pois essa parte de creditos é o que mais acontece erros no lucro real. Verifique também se ela possui algum beneficio fiscal, industrias geralmente possuem.

Qualquer dúvida, retorne.

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.