x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 954

recibo de alugel

Leandro Augusto Marcolino

Leandro Augusto Marcolino

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 17:35

Boa Tarde Amigos

Estou com um duvida!!!

Meu cliente ele paga aluguel de 2500 , mais porem ele nos enviou o recibo de aluguel o mais simples , o pior que o aluguel esta no nome PF , eu sei que o certo e estar no nome PJ.

Nesse caso eu posso contabilizar o recibo normal? e sobre o valor de 2500 tem retenção de IR ?

Leandro Morais

Leandro Morais

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 18:04

Leandro Augusto Marcolino, boa tarde!

Atividades de locação não são obrigadas a emissão de nota fiscal, sendo portanto o recibo documento hábil para fins contábeis e fiscais. Todavia, é necessário haver a identificação do beneficiário (CPF/ CNPJ) e valor. Os pagamentos efetuados a PF tem retenção de IR conforme tabela progressiva do IR, e deverá ser recolhido no código 3208. O fato de está no nome da PF não descaracteriza a despesa da empresa, porém deverá está sendo usufruto da mesma. Esse procedimento fere o princípio da entidade, e também poderá ser questionado pelo fisco. Entretanto, é possível comprovar através de documentações idôneas que a despesa de fato é da empresa.

Leandro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.