x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 7.400

cfop / cst / csosn

Isaac Cavalcante Castelo Branco Camurça

Isaac Cavalcante Castelo Branco Camurça

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Gerente
há 9 anos Sexta-Feira | 13 fevereiro 2015 | 10:35

Boa dia caros colegas de classe!

Sou iniciante do setor fiscal e tenho várias dúvidas ao analisar uma nota fiscal de entrada e gostaria muito que pudessem sanar minhas dúvidas, mas primeiro vamos há alguns pontos específicos para caso eu esteja errado possam me corrigir.

- Quando a empresa é optante pelo Simples Nacional e compra e/ou vende uma mercadoria, deve utilizar o CSOSN e não o CST correto?
- Se a mercadoria não está sujeito a ST, como devo proceder na nota a utilização da CFOP ou CST?

A CFOP no caso é 6.101 e CSOSN 0101, isso na nota fiscal de onde comprei a mercadoria. Estaria correto eu usar o CFOP: 1.102 e CST 090 e CSOSN: 0102? Logo a empresa é uma loja de roupas onde aqui no meu estado não é sujeito a ST e é optante dos SImples Nacional.

Espero muito que me ajudem!

Atenciosamente.

Att,

Isaac Castelo Branco
Sócio - Coordenador Geral
Tel.: (88) 3412-0818
Rua Basílio Emiliano Pinto, 277 A, Quixadá - CE
[email protected]


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
- Cora Coralina
JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 09:01

Prezado Isaac, bom dia.

Respondendo a primeira pergunta, quando a empresa é optante pelo simples nacional, deve ser utilizado o CSOSN.

A segunda pergunta não ficou tão clara para mim, mas vou tentar ajudar. A escrituração das notas fiscais quanto ao CFOP, quando destinada a comercialização não sujeita ao regime de substituição tributária é o 1.102/2.102 conforme o caso.

O CST 090 é utilizado para empresas normais, mais comum na aquisição de mercadorias para uso e consumo da empresa.