x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 3.384

Dúvida sobre alíquota do RAT recolhido na GPS referente ao

JOANA ANGELICA DUARTE DORIA

Joana Angelica Duarte Doria

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 10:26

Olá,

Preciso de ajuda para esclarecer uma dúvida:
...Nossos serviços de DP são terceirizados e a alíquota de RAT que recolhemos na GPS é de 3% sobre a folha de pagamento, sendo que estive conferindo nosso CNAE e verifiquei que estamos enquadrados no grau de risco 01.
...A dúvida é: Esse percentual está correto?? Se estiver mesmo errada a alíquota, como posso comprovar junto ao prestador de serviços a correção da mesma?
Obs.: CNAE Principal - 71.12.0-00 (Serviços de Engenharia).

Desde já, agradeço pela informação e apoio.

Atenciosamente,
Joana Dória

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 10:43

Joana, sua aliquota de RAT é 1% mesmo, vc deve informar o RH sobre a aliquota correta para que comece a calcular corretamente, afinal a empresa esta pagando 2% a mais. Um detalhe importante é perguntar pq estão usando essa aliquota de 3%, pode ter alguma coisa ligada a CNAE secundario, Exemplo: Empresa é de engenharia e tem como secundario um CNAE de construção que o RAT é 3%, registra 1 pedreiro na parte de construção civil. Nesse caso creio que deveria pagar os 3% mesmo. Antes de mais nada verifique o pq dessa aliquota.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
ALISON L. ARAUJO

Alison L. Araujo

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 11:31

Daniela, podes enviar, por favor, esta tabela atualizada para meu e-mail também? @Oculto

A que uso eu tirei a uns 2 ou 3 anos e a internet aqui no trabalho é bloqueada e não consigo acessar alguns endereços para procurar ela atualizada.

Flávio Santos

Flávio Santos

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 14:42

Bom dia, Alguém poderia me ajudar com a alíquota RAT? a dúvida é a seguinte:
a empresa em questão está enquadrada no simples nacional e é uma empresa que presta serviços para construção civil,
CNAE 4399103, então quando faço a sefip como optante pelo simples não consigo alterar a alíquota do RAT.
Alguém sabe o porque de não conseguir mudar a alíquota?

Desde já agradeço pela atenção.


Flávio

Flávio Santos

Flávio Santos

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 14:52

Então Daniela, a empresa pra que estou prestando serviços que é uma Construtora exigiu que alterasse a alíquota para 3%,
mas não consigo alterar. e quanto ao anexo eu também não sei se me enquadro neste anexo IV.

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 14:56

Flávio,
o CNAE 4399103 recolhe RAT 3.0, mas o FAT ajustado. Essa empresa de construção Civil é do Simples? Você precisa verificar qual o anexo que a empresa faz parte. Se a empresa é do simples não se recolhe RAT, somente se fizer parte do anexo IV.

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 15:36

Flavio,
as empresas que são do simples, mas faz parte do anexo IV deve recolher a CPP, o RAT e o FAP, só não recolhe os terceiros. Na hora de preencher a Sefip para ir essas informações tem que colocar como não optante e preencher conforme instruções da Receita Federal...

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 15:45

Flavio,
primeiro você precisa ter certeza que a empresa faz parte do anexo IV do simples nacional, se não você vai ter problemas. Ao meu vê acho que essa empresa não faz parte do anexo IV, mas é melhor você verificar essa informação. Se ela não faz parte do anexo IV, ela não precisa do RAT, pois ela não paga RAT.

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 16:15

Pessoal,

Lembrando que de acordo com as Regras do Fórum não é permitido a solicitação e envio de arquivos por e-mail.

Regras

21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, MP, mensagens instantâneas (MSN, Skype, Gtalk, etc.) de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda.

https://www.contabeis.com.br/regras/

Caso desejem compartilhar algum arquivo enviem para: @Oculto que anexo ao tópico.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.