x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 577

Dúvida sobre o ISS de casa construída por pedreiro (sem NF)

José Araujo Filho

José Araujo Filho

Iniciante DIVISÃO 5, Corretor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 14:37

Olá pessoal!

Encontrei muitos tópicos sobre ISS na construção civil, mas nenhum deles se aplicava ao meu caso.

Hoje fui na prefeitura solicitar o Habite-se das minhas casas (para venda) e eles pediram para preencher um formulário para recolher o ISS sobre tudo(Material e Mão de Obra), sei que isso é um absurdo e vou declarar apenas o valor da MÃO DE OBRA.

O material eu comprei (e tenho NF de praticamente tudo) e a execução foi feita pelo meu pedreiro de confiança, que me cobrou R$ 64.000,00 pelas duas casas (casa popular). Mas ele não tem como fornecer NF, somente um recibo simples e o comprovante do extrato que deposito.

Vou declarar no ISS somente o valor de R$ 64.000,00 e pagar R$ 3.200,00 de tributo.

A minha dúvida é se a construção fosse executada por uma empresa (com CNPJ e do ramo de construção e reformas) eu teria que pagar ISS? Pois entendo que pagando para a empresa, ela é quem deve pagar o ISS.

Estou correto nesse pensamento???


Digo isso pois vou começar a construir outras 2 casas e se for uma empresa a fazer isso, vou pedir que o pedreiro abra uma empresa (ou Micro Empreendedor Invidual) para que assim fique bom para ambos os lados.

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.