x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 762

Atividade do CNAE 6209 compatível com Anexo III

Daniel Caparroz

Daniel Caparroz

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 13:34

Boa tarde pessoal,

Minha empresa (Simples) de CNAE 6209 tem emissão da nota pelo meu contador mediante minha solicitação mensalmente. A atividade declarada, segundo o mesmo, sempre foi "Suporte Técnico em Informática".

Eu exerço função em diversas áreas da informatica, portanto, praticamente qualquer tarefa relacionada a área seria plausível de justificativa caso precisasse.

Para minha triste surpresa, esse mês recebi o imposto enquadrado no anexo V, de 16,93% e até o último mês de dezembro eu pagava apenas 6% de imposto. Segundo meu contador, para reverter essa taxa, precisaria ser alterado o CNAE da empresa para um que contenha uma atividade do Anexo III e assim retornar meu tributo para os 6%, porém, eu precisaria pagar uma taxa razoavelmente alta para esse processo ( quase R$1000,00 para a alteração)

Em conversa com um amigo na mesma situação que não teve aumento do valor pago de imposto, pagando os 6% normalmente ainda, me informou que o contador dele utilizou uma outra atividade do CNAE 6209 que esteja implícita no anexo III.

Meu contador disse que isso é "arriscado", mas não entrou muito em detalhes.

Ao mesmo tempo que não quero ficar em débitos com a receita de forma alguma, questiono a real necessidade desse gasto para a alteração do CNAE. Poderiam me ajudar ? Eu teria algum problema em usar alguma outra atividade do meu CNAE atual para emitir minhas notas podendo pagar 6% de imposto ?

Detalhes do meu CNAE atualmente: • 02917 - Suporte tecnico em informatica, inclusive instalacao, configuracao e manutencao de programas de e bancos de dados

Obrigado desde já!

----------------- 04/03 ----------------

Bom dia pessoal,

Apenas para adicionar ao papo, o contador indica eu adicionar um dos seguintes CNAEs para eu poder voltar a usar a alíquota do Anexo III:

63.11.9/0 - Processamento eletrônico de dados
63.19.4/00 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet
95.11.8/00 - Reparação e manutenção de equipamentos de informática, sem o fornecimento de peças.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.