x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 626

Impostos federais sobre nota devolvida

Marco  Fadelli

Marco Fadelli

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 15:41

Boa tarde.

Foram pagos os impostos federais sobre a venda de uma mercadoria mediante nota, porém, no mês seguinte essa mesma mercadoria foi devolvida com a respectiva nota de devolução. Como faço para me creditar destes impostos que foram pagos sem que a operação (venda) tenha se realizado?

Se algum dos srs./sras. puder me ajudar, agradeço.

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 08:24

Prezado Marco, bom dia.

Não entendi bem a pergunta. Se foi pago impostos federais sobre venda com nota, como a venda não foi realizada?]

Atenciosamente,

Tayany Thomaz Kiss Pinheiro

Tayany Thomaz Kiss Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 09:04

Bom dia Marco!

Veja se entendi: Foi feita nota fiscal de venda e o destinatário emitiu nota fiscal de devolução retornando as mercadorias, é isso?

Se for isto, escriturando devidamente a nota fiscal de devolução feita pelo destinatário os valores serão abatidos do faturamento mensal da empresa. Logo, haverá o "ressarcimento" dos valores pagos anteriormente através da NF de venda.

Atenciosamente,

Tayany
Enc.Depto.Fiscal
Marco  Fadelli

Marco Fadelli

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 09:58

Julio Cesar e Tayany Thomaz,

acho que não me expressei corretamente. Em 01/2015 foi feita uma venda de 85.000,00 com nota, devidamente lançada em livro e GIA/ICMS(SP) e como base para os tributos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ) recolhidos. Em 02/2015 a mercadoria desta foi devolvida e também devidamente lançada em livro (GIA/ICMS/SP ainda ñ trasmitida). Sendo que o seu faturamento em 02/2015 foi apenas de prestação de serviços (3.000,00) e deduzindo a nota em questão (vai resultar em um fat. de -82.000,00) pergunto: Não terá que pagar os mesmos tributos sobre os 3.000,00 da prestação de serviços? Terá que aguardar até que este faturamento se torne positivo?

Obrigado pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.