Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 57.237

Contabilização importação

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 11:14

Bom dia.

Li alguns tópicos do assunto e ainda estou com dúvida e criei este novo pois muitos já estão trancados.

Tenho clientes que realizam importação de mercadorias. Tenho dúvida na contabilização. É realizado ao despachante aduaneiro o pagamento dos impostos, custos e despesas. Lanço todo o valor da seguinte maneira.

D - Adiantamento de Importação
C - Banco

Na entrada da nota fiscal o sistema automaticamente lança de acordo com a nota fiscal:
D - Estoque
C - Fornecedores a pagar

D- Impostos a recuperar
C - Estoque

Após isso realizo a baixa Fornecedores a pagar com a conta Adiantamento de Importação, porém o saldo não bate.
Minha dúvida é: qual dos valores pagos para o despachante vão para despesa (resultado)? É pago a ele os imposto (PIS/COFINS/II/IPI/ICMS/TAXA SISCOMEX) e também Armazenagem, SDA, Transporte, Frete, Expediente e Serviços profissionais. Quero saber o que vai para a despesa para baterem os saldos.

André Alves
Contabilidade
Eduardo Henrique Carvalho

Eduardo Henrique Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 13:54

Boa tarde, André.

A empresa é lucro real ou presumido?

Estou começando a trabalhar com uma importadora, porém ela está enquadrada no lucro presumido. Provavelmente, teremos bastante informações a serem trocadas.

Todos os gastos com importação até o desembaraço, exceto os tributos recuperáveis farão parte do custo do produto. Logo, todas essas taxas devem entrar no estoque como custo.

Vc deve se atentar para a variação cambial, essa variação vai alterar seu lançamento como despesa ou receita.

Att,

Eduardo.

Eduardo Henrique Carvalho

Eduardo Henrique Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 15:10

Não deve entrar no estoque apenas a nota fiscal de entrada, pois existem várias taxas que não constam nessa nota e fazem parte do custo do produto no processo de importação. Entretanto, sou novo nesse ramo e torço para alguém com mais experiência no ramo de importação nos auxiliar.

Em relação ao lançamento que vc citou, faço um pouco diferente.

Para as taxas, impostos não recuperáveis e serviços aduaneiros incidentes na operação:
D - Importação em andamento
C - Banco

Pela aquisição dos bens, geralmente valor consta na invoice:
D- Importação em andamento
C- Fornecedores Internacionais

Pelo registro do imposto recuperável (no meu caso, apenas o ICMS) :
D- ICMS a recuperar
C- Banco

Pela transferência do saldo:
D- Importação em andamento
C- Estoque

Em relação a variação cambial, segue breve texto sobre:

Quando os bens importados (mercadorias ou matérias-primas) forem desembaraçados, será efetuado o registro no estoque do importador, mediante transferência do saldo final da conta transitória para a conta definitiva de Estoques, no Ativo Circulante.

As mercadorias e matérias-primas importadas devem ser avaliadas mediante conversão da moeda estrangeira pela taxa de câmbio (valor de venda) vigente na data do desembaraço aduaneiro.

As variações cambiais passivas ocorridas até a data do desembaraço aduaneiro serão registradas como custo na conta de "Importação em Andamento". A partir da data do desembaraço aduaneiro devem ser registradas como despesa operacional, mediante obediência ao princípio contábil da competência.

O que entendo, é que deve-se registrar a diferença de câmbio entre a data do desembaraço até a efetiva liquidação do contrato de câmbio como despesa ou receita, e antes da data do desembaraço como custo pela variação da compra da mercadoria até o desembaraço.

Assim, antes do desembaraço a variação cambial fica:

D- Importação em andamento
C- Fornecedores Internacionais

Após a chegada da mercadoria, fica:

D- Variação cambial passiva (CR)
C- Fornecedores Internacionais

Pela liquidação do contrato de contrato de câmbio:

D- Fornecedores Internacionais
C- Banco

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 16:23

Muito obrigado Eduardo Henrique. Foi bem atencioso.

Vou estudar mais a situação aqui e o que tiver de novidade volto a entrar em contato. Boa sorte para nós!!

André Alves
Contabilidade
Eduardo Henrique Carvalho

Eduardo Henrique Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 16:37

André Alves,

Estamos aqui para trocar ideias e aprender juntos, será muito bem vinda qualquer informação que você conseguir obter sobre o assunto.

Provavelmente a diferença em seus lançamentos é proveniente da variação cambial, deve-se atentar também para o IOF incidente na compra da moeda estrangeira, este deve ser lançado direto em conta de resultado.

Abs,

Eduardo.

Marcio Gomes

Marcio Gomes

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 16:47


Ola Eduardo, tudo bem?

De uma forma geral concordo com os passos de contabilização que utiliza, fiquei em duvida no entanto em relação a dois deles


Pelo registro do imposto recuperável (no meu caso, apenas o ICMS) :
D- ICMS a recuperar
C- Banco
obs: na contabilização da nota fiscal de entrada eu terei a contabilização do ICMS a recuperar, neste momento também vejo esta contabilização como sendo contra Importação em Andamento. O evento que me dá direito ao crédito é a entrada do documento fiscal (nota fiscal de importação) no estabelecimento da empresa.


Pela transferência do saldo:
D- Importação em andamento
C- Estoque

obs: Aqui realmente não entendi que lançamento é este creditando o estoque.

Abraços,

Marcio

Eduardo Henrique Carvalho

Eduardo Henrique Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 02:13

Olá Marcio Gomes,

O ICMS de importação é um imposto recuperável para minha empresa, e pelo que entendo os impostos recuperáveis não devem compor o custo do produto no estoque, a conta importação em andamento eu uso com a intenção de unificar todos os custos relativos a importação para depois transferir esse saldo para estoque. Como ele é pago antes do momento da geração da nota fiscal, já lanço imposto a recuperar contra banco, pois o fato gerador no meu entendimento no caso da importação, é a própria importação da mercadoria e e não a entrada da mesma no estabelecimento.

Em relação a OBS 2, realmente troquei os lançamentos.

O certo seria pela transferência do saldo da conta de importação em andamento:

D - Estoque
C - Importação em andamento

Obrigado pelo toque, abraços.

Eduardo.

Marcio Gomes

Marcio Gomes

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 09:24

Entendi Eduardo,

Apenas volto a chamar a atenção, talvez seja o caso de consultar a área tributária ou um especialista no assunto, em relação ao momento em que está aproveitando o crédito tributário. Como ele ficaria na EFD? Estaria dissociado do documento fiscal que lhe deu origem com que embasamento legal?

Abraços e que voltemos a conversar outras vezes.

Marcio Gomes

Danilo Arpi

Danilo Arpi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 13:07

Bom dia pessoal, sou leigo neste assunto e me deparei com esta situação pela primeira vez este mês. Acompanhei as informações aqui do tópico e todas me foram de suma importância e me ajudaram muito. Porém, ainda estou com dúvidas em alguns pontos:

1 - A nota fiscal de entrada emitida na entrada da mercadoria, deve ser contabilizada? Pois não é no final processo que transferimos o saldo da conta importações em andamento para os estoques? No caso dos impostos recuperáveis eles também já não foram lançados no ato dos pagamentos? No meu ponto de vista, acho que não seria necessário o lançamento da NF, mas pensando como o MArcio já citou, o

2 - O valor da conta importações em andamento deve ser igual ao valor da nota fiscal de entrada emitida? No meu caso o valor da conta é superior ao valor da nota fiscal emitida.

3- Os honorários do despachante aduaneiro também devem ser considerados como custo e lançados na conta de importações em andamento ou devem reconhecidos como despesa?

Obrigado a todos

Eduardo Henrique Carvalho

Eduardo Henrique Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 15:32

Olá Danilo,

Aqui na empresa trabalho com 2 contas de processo de importação, a importação em andamento e adiantamento com despesas de importação. Onde, todos os gastos com importação inclusive os impostos recuperáveis antes do registro da mercadoria, ou seja, antes da geração da NF de entrada coloco na conta de adiantamento. Quando efetuo o registro da mercadoria e gero a nota de entrada, baixo o valor desta conta contra impostos a recuperar e importação em andamento, somo ainda na conta importação em andamento os gastos com honorários. Em seguida, zero essa conta de importação em andamento contra estoque. Geralmente, o valor da conta importação em andamento é maior que o valor da nota de entrada mesmo, pois existem valores pagos no processo de importação como armazenagem e honorários despachante que não compõem o valor da NF, mas fazem parte do custo da mercadoria.

Espero ter ajudado,

Att,

Eduardo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.