Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 12.821

Alíquotas de ICMS do vinho

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Fiscal
há 17 anos Terça-Feira | 3 outubro 2006 | 22:03

Nesta página tem um esclarecimento interessante, inclusive fala sobre alíquota do ICMS s/ o produto:

www.estado.rs.gov.br

caso não abra o link:

Menor tributo

O governador ainda garantiu que a menor tributação sobre o vinho no Brasil é no Rio Grande do Sul: "Reduzimos, via crédito presumido, de 17% para 12% a alíquota de ICMS sobre o vinho nacional. Isso para proteger o vinho nacional da entrada do vinho estrangeiro. A carga tributária do Brasil sobre o vinho é de 25% e no Rio de Janeiro é de 28%. Não tem nenhum Estado da federação que tenha uma tributação sobre o vinho com alíquotas como a nossa".

Também destacou a existência de um movimento nacional para diferenciar o tratamento dado ao vinho em relação a bebidas como vodca, uísque, gim e outras bebidas quentes, porque tem propriedades diferentes, com base em influência da Espanha, que trata o vinho de forma diferente. "Aqui no Estado o vinho é diferente. Com a reforma tributária pode ocorrer uma modificação nos estados onde a alíquota é muito alta", analisou.

O novo projeto previsto, segundo o governador, "terá toda a correção com relação às limitações, a questão da publicidade falando das inúmeras qualidades do vinho e alertando para o conteúdo alcoólico, quem não pode ingerir vinho e a diferenciação das bebidas quentes. Como isso será colocado no texto do projeto, ainda não temos a forma, mas estamos analisando todas as sugestões que foram apresentadas".



Gov.Rio Grande do Sul

--------------------------------------------------------------------------------




@Oculto



Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.