x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 18.146

Cessão de Direito

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 16:29

Boa tarde, meus amigos

Tenho para este tópico um assunto para cada um:

Fábio José: quem cede o direito à empresa e qual a natureza deste direito? Isto está similar a royalties, franquias, etc.

Marco Aurélio: generalizando e por conceito particular, lanço às contas de "Impostos e Taxas" todas aquelas taxinhas aleatórias pagas à Fazenda Pública (governos das três esferas e órgãos com poderes de fiscalização e policiamento delegados pelo Estado) como a taxa de emissão de guias, taxa de retificação de declarações, taxa de vistoria anual do INMETRO, taxas para retirada de editais de concorrência, etc.

Portanto, se esta taxa de cessão de direito estiver sendo paga a particulares, os saldo final de uma conta com este nome estaria se misturando com pagamentos efetuados ao erário público.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Fábio José Maria

Fábio José Maria

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 07:45

Ricardo, essa taxa chamada de cessão de direito, é uma taxa independente do aluguel do shopping que a empresa ja paga.
e essa cessão de direito é paga também ao shopping em um documento separado do aluguel.,

queria saber em grupo posso lança-las(a cessão de direito)

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 09:13

Bom dia, Fábio José

Obrigado pela tentativa de esclarecimento, porém, ainda não consegui assimilar sua resposta.

Considerando suas colocações, esta taxa é paga à administração do shopping; portanto, reitero a pergunta: direito sobre o uso de quê?

PS: Há despesas com taxas de condomínio?

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Edson J Hurmus

Edson J Hurmus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 17:47

Boa tarde,

Tenho um cliente que alugou uma loja em um shopping, e assinou o contrato de locação, Além desse aluguel ele devera pagar mais 60 parcelas pela cessao do direito do uso do ponto no shopping
Devi classificar no Ativo Imobilizado (como fundo de comércio) ou posso contabilizar em resultados.

Agradeço a atenção;

Edson

Edson Jorge Hurmus
[email protected]
GISELE MARINS

Gisele Marins

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 17:32

Cliente alugou uma loja em um shopping, e assinou o contrato de locação, além desse aluguel ele pagará mais 60 parcelas pela cessao do direito do uso da loja no shopping, ele vai pagar essa cessão de direitos e o aluguel a empresa que construiu o shopping. Como lançar esses pagamentos na contabilidade? Tudo em despesa?
Desde já agradeço.

Gisele

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.