x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.488

IRPF 2015 - dúvida

Augusto

Augusto

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 23:30

Boa noite.

Estou com um dúvida em meu imposto de renda. Enviei com a orientação de um contador, porém estou cismado com uma situação.

No ano de 2014 constitui uma empresa EIRELI em meu nome, com capital social de 72.400,00. Meu patrimônio em 2013 era de 35 mil reais. Com a inclusão da EIRELI mais a disponibilidades bancárias, ele saltou para 120 mil reais. Como proceder? Sendo que recebi dividendos de 10 mil e mais 25 mil em salários. Ou seja, não bate com a evolução de patrimônio.

Como orientação, ele mandou incluir na coluna de 2013 DISPONIBILIDADE DE ANOS ANTERIORES EM ESPÉCIE DE MOEDA NACIONAL um valor X, para poder aproximar e não haver uma diferença muito grande. Porém no ano de 2013 não havia declarado esse valor em espécie.

Há algum problema? Fiz da forma correta? Caso esteja errado, o que posso fazer para corrigir? Não devo mexer no ano de 2013? Já posso retificar?

Aguardo. Obrigado.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 07:35

Bom dia Augusto!

Mas esse "ajuste" que te orientaram, você tinha esse valor??? teria como comprovar????
caso positivo, não vejo a necessidade de retificar a declaração de 2013 e sim incluir nessa declaração.... mas veja bem, voce tem que comprovar a origem desse recurso que você "esqueceu" de declarar anteriormente.

Caso a RF peça esclarecimentos e você tenha a origem do recurso comprovado, ela não irá fazer você retificar a declaração anterior..... mas caso não tenha como comprovar isso.. é melhor não declarar isso.....

Aí você entra em contradição, pois não terá os recursos necessários para ser EIRELI. ..pois conforme você mesmo disse só tinha 35.000,00... e quais eram as "disponibilidades bancárias"? tinha como chegar no valor dos R$ 72.400,00???


poste novamente para poder-mos te ajudar mais eficazmente

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Franciele

Franciele

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 08:15

Mas o capital da EIRELI já foi totalmente integralizado?
O que deve contar é o valor do capital já integralizado e não o capital subscrito

Franciele

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.