x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 7.523

Empresa usa conta corrente de outra empresa

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 15:35

Karine

Nossa colega Priscila está certa, isso não pode ocorrer pois caso a empresa detentora do dinheiro enfrente processo judicial e venha a sofrer bloqueios, a outra empresa pode ser prejudicada, tente convencer os clientes a utilizarem cada um a sua conta.

Porém, já que a situação existe, uma maneira de conviver com ela até que ela acabe é utilizar uma conta no contas a receber para a empresa sem banco e no contas a pagar para a outra empresa e tentar conciliar conforme a movimentação de cada cliente.

Boa sorte

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 16:18

Karine Auludia C.v. Trigueiro

Como nosso colega acima citou, as duas terão de agir de forma fornecedor e clientes, visto que não são matriz e filial para fazer a consolidação, são de responsabilidades financeiras diferentes.
Ao acaso de pagar despesas ou suprir "danos" em outra empresa deve ser efetuado um contrato de mútuo onde o mesmo incide impostos como IR.

Espero ter ajudado.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 16:39

Boa tarde Karine!
Complementando nossos colegas, em contratos de mútuo entre P.J. incide o IOF à cada transação e o mesmo é cobrado por dia a taxa de 0,0041% + 0,38% (esse sobre o valor original total) e tem que recolher o DARF.

Aqui antigamente eles fizeram isso, sem meu conhecimento e depois não queriam arcar com o custo do IOF (os valores são expressivos).. então minha assessoria jurídica me orientou à usar esses valores como "Adiantamento à Fornecedores" (AC) na empresa que paga as as contas e "Adiantamento de Clientes" (PC) na empresa que recebe os valores...

Levantar os valores e a empresa que recebeu os mesmos, emitir nota fiscal de venda/serviços e aí pagar os impostos.. precisa fazer o calculo qual o mais vantajoso (Mutuo ou Adto.) e passar para seus superiores.

Isso o fisco pode muito bem GLOSAR e dizer que é confusão patrimonial e autuar as duas empresas, uma por receber valores sem emissão de nota (faturamento sem NF) e a outa empresa por "evasão de rendas e omissão de lucros"... é um caso muito sério e que pode dar muito trabalho e muitas pesadas...

Colocar para os superiores o risco e o problema que isso pode e vai gerar no caso de uma fiscalização....


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Karine Auludia C.V. Trigueiro

Karine Auludia C.v. Trigueiro

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 21:57

Obrigada pelos retornos.

Mas o problema é muito sério, pois a empresa A usa a Conta corrente da empresa B inclusive para fazer desconto de títulos, sendo que a empresa B além de não estar apta a exercer esse tipo de atividade ela é enquadrada no simples nacional com um faturamento de no máximo 80.000,00, enquanto a empresa A movimenta em torno de 600.000,00.

Eu não quero me arriscar em fazer essa contabilidade, dando um jeitinho, pois sei que estarei agindo sem ética profissional.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 08:48

Karine, não é nem o problema de ética profissional e não foi isso que eu quis dizer... você dar "jeitinho"... isso não existe...

Você tem um grande problema com os donos das empresas, já que parece que eles ainda estão nos tempos que o contador era apenas o "guarda livros" e hoje não é assim...

Os trâmites que passei é para você regularizar a situação que ja passou e de agora em diante eles fazerem as coisas corretas.. cada empresa cuidando da própria vida......


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 12:36

Concordo com você Karine....
O que você pode fazer, uma vez já postei isso, é fazer como uma norma de procedimentos, onde você coloca todos os deveres e obrigações que uma empresa tem que fazer, principalmente no tocante à parte financeira e fiscal.

Fazendo essa "rotina" e logicamente colhendo as assinaturas dos patrões... assim pelo menos você tira a sua responsabilidade...

Mas também "largar a mão" é uma saída... o problema é que o emprego não está muito facil não é?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.