x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 13.267

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 22:35

Boa noite Alisson.


Em se tratando de mercadoria adquirida por substituição tributaria o Débito poderá ser de Estoques se para revenda, de Permanente se for ativar ou ainda numa conta de despesas se for para uso e consumo, e a crédito de Caixa/Bancos se avista ou de Fornecedores, se a prazo.

Exemplo:

Débito - Estoques
Credito - Fornecedores......R$ 477,46

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 julho 2008 | 13:38

Tenho a mesma duvida que o Alisson , porém não sei se estou fazendo certo..me ajudem por favor.

Comprei mercardoria com substituição e paguei a gnre, mna contabilidade lancei assim:

D - ESTOQUE 477,46
C - FORNECEDORES 471,93
C- ICMS ST 5,53

Esta correto essa maneira de lançar na contabilidade?????

e quando a empresa de quem eu comprei paga a gnre.

D - ESTOQUE 477,46
C - FORNECEDORES 477,46

Por favor me ajude.. e isso mesmo??se não como devo lançar na contabilidade

grata

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 julho 2008 | 14:32

Boa tarde, Tita


Pelo meu ponto de vista seu lançamento não é apropriado porque a empresa não poderá compensar a despesa com substituição tributária. Aliás, em qual grupo do Plano de Contas ficaria a conta "ICMS ST" que você citou?

Realmente nos lançamentos contábeis é correto identificar de modo detalhado os valores que compõem o custo da mercadoria em estoque, principalmente neste caso em que a empresa precisa recolher um complemento do tributo:

D: Estoque
C: Caixa ou Bancos ou Fornecedores
R$ 471,93

D: Estoque
C: Caixa ou Bancos ou Fornecedores
R$ 5,53

Em seu segundo exemplo, no qual o próprio fornecedor paga a guia, observe que o preço disto é agregado ao valor das mercadorias. Por analogia, isto se aplicaria também ao primeiro exemplo, onde o adquirente paga o tributo.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 julho 2008 | 15:09

Boa tarde Ricardo, td bem?

O icms ST esta no plano de contas como uma obrigação tributaria no passivo, assim como fornecedores em contas a pagar

como vc falou é correto identificar de modo detalhado os valores, estando icms tb na conta de passivo então do modo que eu fiz assim tb seria correto??

Sobre o segundo exemplo não entendi..os preços vem agregado no valor total da nota,certo.. esse valor total eu vou pagar para o fornecedor...então o correto e lançar o valor inteiro no fornecedor ou tb detalhar como no primeiro exemplo?

desde já agradeço
bjos
tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 julho 2008 | 15:49

Boa tarde, Tita


Como em seu exemplo não constava em qual grupo se encontrava a conta "ICMS ST", entendi que ela poderia estar no AC, grupo de impostos a recuperar.

Agradeço pela sua observação. Em meu primeiro exemplo a conta credora seria apenas "caixa" ou "bancos" (lá ignore a conta "fornecedores") e somente na hipótese de a empresa adquirente estar pagando a guia no mesmo momento do pedido (sabemos que há casos em que a empresa recolhe a guia antecipadamente e envia cópia disto para o fornecedor para que o produto possa trafegar)

Visto que esta conta está no PC, o seu procedimento está correto (com a empresa reconhecendo a obrigação). Apenas lembre-se de dar baixa no ICMS ST, assim que ele for pago:

D) ICMS ST
C) Caixa ou Bancos
R$ 5,53

Em meu segundo exemplo quis dizer que quando é o fornecedor quem paga a GNRE o valor disto já estará embutido no preço das mercadorias, e neste caso não há como detalhar por lançamentos (mecadorias e ST) a composição do custo da mercadoria

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Celina Demarque

Celina Demarque

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 08:02

Bom dia ..

Fiquei com uma pequena duvida Ricardo, em meus lançamentos de ICMS .. por substituição tributária .. eu lanço direto como despesa .. somando então ao meu custo de venda ou de prestação de serviço.

Por ser um imposto que não terei como receber de volta, não acho necessario a provisão para depois a compensação.

Esta correto?

Existe algumas empresas de fretes, que quando mandam o boleto bancario, descontam dos valores a substituição tributaria. Nesse caso eu sempre lanço o valor real que ele deveria pagar e quando meu cliente paga o boleto, lanço o desconto (a diferença).

Essa foi a orientação que eu recebi de meus superiores, e segundo eles, os lançamentos de substituição (base de calculo) é diferente para o fiscal e para a contabilidade.

Bom se isso é certo eu não sei, mas faço o que acho mais certo ... posso estar errada, mas sempre provisiono o valor intergral .. e após isso lanço a diferença como desconto (se for um beneficio) ou como despesa.

Caso esteja errada, por favor me ajude.

Celina

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 08:27

Celina Demarque, bom dia.

Embora sua pergunta enha sido direcionada ao colega Ricardo, ainda assim, resolvi postar algo paa você, já que você mencionou sobre fretes ok?

O tomador dos serviços de transporte (frete) deverá contabilizar o ICMS retido da operação tendo como referencial duas situações, isto é, o ICMS Recuperável e o Não Recuperável(no caso pode ser o icms-st).

Valor do serviço de transporte contratado: R$ 1.000,00
ICMS sobre o frete (12%): R$ 120,00
Valor a pagar para a transportadora: R$ 880,00

1) O tomador do serviço de transporte não recupera o ICMS retido

D - Estoques (AC) ou Despesa c/ frete sobre vendas ( CR )1.000,00
C - ICMS-ST sobre frete (PC)120,00
C - Fornecedor (PC) /Banco/Caixa (AC)880,00

2) O tomador do serviço de transporte recupera o ICMS retido

D - Estoques (AC) ou Despesa c/ frete sobre vendas 880,00
D - ICMS a recuperar (AC)120,00
C - ICMS- ST sobre frete (PC)120,00
C - Fornecedor ( PC ) /Banco/Caixa (AC )880,00

Onde:
AC - Ativo Circulante
CR - Conta de Resultado
PC - Passivo Circulante

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 09:11

Bom dia, Tita


Sempre que precisar de esclarecimentos, conte conosco do Fórum, posto que sempre haverá um profissional disposto a trocar opiniões.

Aproveito a oportunidade para agradecer Cláudio Rufino, que por mim a orientou. Além do mais, eu também aprendi com a postagem dele.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 09:21

Claudio, bom dia!

Como saberei se o tomador do serviço de transporte deve ou não recuperar o ICMS retido? tem alguma coisa a ver se a empresa e RPA ou SN??

grata
tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Marcelo Inácio

Marcelo Inácio

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 21:50

Boa noite,

Estou com uma grande duvida, sobre Substituição Tributária protocolo 17/85, em 31/07/08 tinha em estoque mercadorias como (lampadas,Pilhas,Baterias e Start) que apartir de 01/08/08 passou a ser mercadorias sujeita ao regime de substituição Tributaria então fiz um levamento do estoque e apurei a substituição tributaria. Gostaria de saber agora como proceder o lançamento contabil?Que conta?Custo o Resultado?Alguem pode me ajudar? Grato pela atenção>

Att,

Marcelo Inácio

Juliana Campos Santos

Juliana Campos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 14:47

reportando a primeira mensagem...o meu lançamento é feito da seguinte forma:

* Estoque - AC
a Fornecedor - PC ( se for à prazo )
477,46

* Custo com ICMS ST - Conta de resultado - custo
a estoque
5,53

retirando o valor do ICMS ST de dentro do estoque
esse lançamento está incorreto?
gostaria muito da ajuda de alguém
obrigado

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 16:18

Boa tarde, Juliana


* Custo com ICMS ST - Conta de resultado - custo
a estoque
5,53

retirando o valor do ICMS ST de dentro do estoque
esse lançamento está incorreto?
gostaria muito da ajuda de alguém
obrigado

Supondo que o valor bruto da nota tenha sido lançado, e já estando destacados os tributos a recuperar (ICMS, PIS, COFINS e IPI), desde que a conta de "Custo com ICMS ST" fique no mesmo grupo de "Custos de Compras" (para inventários periódicos), não haverá problemas em segregar desta maneira.

Porém, observando que este tributo não é recuperável e sempre fará parte do custo da mercadoria, não há muita praticidade em lançar conforme você propôs; o ideal seria seguir a sugestão de Luiz José que está na segunda postagem deste tópico.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 17:34

Boa tarde, Luziane


O simples fato de em seu Plano de Contas não constar esta nomenclatura, nada a impede de adequá-lo para tanto.

Visto que nem sempre os nomes "Mercadorias para Consumo" ou "Produtos de Consumo" são suficientemente objetivos para plenamente identificar a natureza dos custos, e também levando em conta que o valor desta conta poderá ser muito alto, você pode criar um grupo nos custos com o nome, por exemplo, de "Despesas com Insumos" e cadastrar contas submissas a este grupo identificando cada tipo de produto.

Finalizando, é importante observar que se a compra destes produtos for volumosa e ficar estocada por considerável espaço de tempo não será correto lançar tudo diretamente nas despesas; quando das aquisições o valor total deverá ser lançado no Ativo Circulante, no grupo de "Estoques de Material de Expediente" (por exemplo), e ir deslocando para as despesas proporcionalmente à utilização.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.