x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.036

DRE para um iniciante

Diego Giglio

Diego Giglio

Bronze DIVISÃO 5, Analista Negócios
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 10:08

Olá a todos!
Sou estudante de contábeis e estou no 2º. ano, ainda tenho um longo caminho a trilhar.
Gostaria de lhes pedir uma ajuda referente a lei 6404/76 e suas inclusões.
No referido Art. 187 inciso I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
Pude observar analisando algumas demonstrações financeiras de empresas de capital aberto, como Alpargatas, que nem sempre obedecem à risca esta estrutura. Na situação analisada as vendas foram apresentadas líquidas e não mostraram se houve ou não devoluções e impostos diretos, sendo assim, pergunto:
É opcional o que deve ser demonstrado ou existe alguma outra lei que disponha sobre a estrutura da DRE?
A omissão (não sei se pode ser caracterizado assim) poderá provocar distorções na análise das demonstrações? Uma vez que não
permite apurar com riqueza de detalhes a eficiência da produção de receita?

Desde já, agradeço.

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 10:23

Bom dia, seu ponto de vista e valido.


Voce tem a estrutura da DRE, tem que seguir a ordem mas nao obrigado a seguir a nomeclatura totalmente. Cada empresa apresenta de forma diferente, mas utilizando o mesmo conceito.

Podemos dizer que nao seja omissao, apenas que o contador de tal empresa nao queira apliar mais suas contas, mas de qualquer forma a auditoria interna ou exterma podem sugerir para que o mesmo melhore sua DRE.

att,
Joao

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 14:04

Diego Giglio

Meu caro, em relação a estrutura seria de opção interna, não precisamente seguir o modelo padrão.
No entanto: