x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 43.449

Quadro de horário dos funcionários

Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2006 | 11:18

Bom Dia!!
Minha empresa possui menos de 10 empregados e com isso está isenta de marcação de ponto, desde que tenha um quadro de horário de funcionário em local visível.
Será que alguém tem o modelo do quadro de horário para atender a legislação vigente do ministério do trabalho?

Segue legislação:
QUADRO DE HORÁRIO DE TRABALHO

Art. 74 da CLT. "O horário de trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministério do Trabalho, e afixado em lugar visível. Esse quadro será discriminativo no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma."

Art. 13 Portaria 3.626 de 13/11/1991 MTPS. "A empresa que adotar registros manuais, mecânicos ou eletrônicos individualizados de controle de horário de trabalho, contendo a hora de entrada e de saída, bem como a pré-assinalação do período de repouso ou alimentação, fica dispensada do uso de quadro de horário"

"Parágrafo único. Quando a jornada de trabalho for executada integralmente fora do estabelecimento do empregador, o horário de trabalho constará também de ficha, papeleta ou registro de ponto, que ficará em poder do empregado."

Comentários a respeito do assunto:

Como podemos observar no enunciado do Art. 13 da Portaria 3.626, acima citada, a legislação poderá dispensar o uso do quadro de horário, vemos, também, no parágrafo 2o do Art. 74, que a empresa com menos de 10 (dez) empregados está desobrigada de manter controle de freqüência. Logo, pode-se concluir que, na ausência de uma situação, a empresa está obrigada a outra.


Agradeço a atenção,
Nilce

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2006 | 16:32

Olá Nilce: Neste caso específico é bem mais fácil manter um quadro de horario atualizado toda vez que houver admissão/demissão de funcionário.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2006 | 16:37

Olá, é eu sei, por isso queria o modelo, uma vez que a legislação diz que tem que ser padrão ao solicitado pelo ministério do trabalho.
Não consegui achar o modelo.
Att.
Nilce

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2006 | 17:06

Olá Nilce: O Modelo é simples. Em uma folha tamanho ofício vc fará o cabeçalho " Quadro de Horário de Trabalho"

Abaixo: Nome do Empregador
Endereço:
Atividade:

Listar os funcionários em ordem de admissão; Ex. 1) João Função.......
CTPS nº e série ; Hor. de Entrada ....
Intervalo : 12:OO h a 13:OO h (ex.)
Hor. Saída. Descanso: Dom/Sab (ex.) Você pode fazer no Excel.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2006 | 17:29

Colegas,

Pelo exposto significa que é obrigatório ou o uso do quadro de horários ou controle de horário de trabalho? Trabalho em um Campus de uma Instiuição de Ensino Superior com cerca de 25 funcionários e aqui não adotamos nenhuma das duas opções.

Grato!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2006 | 08:38

Olá Revson: No caso da sua empresa é necessário manter em local visível o Quadro de Horário de Trabalho, bem como o contrôle de ponto que pode ser mecânico ou manual.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2006 | 11:30

Paulo Obrigada!

Revson, no seu caso conforme bem colocado pelo nosso colega Paulo, é necessário manter o controle de ponto manual ou eletrônico, pois a legislação isenta as empresas que possui até dez funcionários, conforme exposto na legislação que anexei.

Atenciosamente,

Nilce

Roza Schoening

Roza Schoening

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 18:28

Boa Noite

Como sou nova no forum, e estou procurando este tipo de
planilha ´bem como uma planilha de entrada e saida do caixa,
então estou postando hoje.
Infelizmente não sei trabalhar no excel, se por acaso tem alguém
que possa me ceder. Eu agradeceria muito
Um abraço
Rozinha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.