x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 5.077

Colidencia Nome Empresarial, Denominação ou Razão Social Juc

ULISSES

Ulisses

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 17:56

Olá,

Relativo a pesquisa de nome empresarial, denominação ou razão social, pesquisada na JUCESP ( https://www.jucesponline.sp.gov.br/pesquisa.aspx ) , a pesquisa deve ser feita incluindo a extensão LTDA ou EIRELI ( no meu caso ) ?
Na opinião de vocês, haverá colidência na JUCESP se registramos por Ex:

Megan Corretora de Seguros EIRELI
já existindo e devidamente registrada
Megan Assessoria e Corretora de Seguros Ltda

Obrigado,

Ulisses

VALQUIRIA ROVERI BENTO

Valquiria Roveri Bento

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 15:47

Boa tarde!

Na minha opinião, as naturezas jurídicas podem até ser diferentes (Sociedade Ltda x Eireli) ... mas sendo a razão social e as atividades exatamente iguais às da empresa já existente, imagino que a Jucesp possa sim considerar colidência.

Se fosse um outro ramo de atividade bem diferente de corretora de seguros, imagino que não considerem colidência.

Boa sorte!

Pedro Guilherme de Souza Filho

Pedro Guilherme de Souza Filho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 09:46

Boa noite

Bom dia


Estou constituindo uma empresa sociedade Ltda, porém ao criar o nome a Junta comercial da Bahia apresentou exigência devido colidencia de nome.

O nome seria Rocha e Neto Ltda

Socios: Paulo Rocha dos santos e Pedro Neto dos Santos.


Segundo a junta comercial, a justificativa é que NETO não é sobre nome, e não pode compor o nome empresarial.

Mas meu questionamento é que existem varias empresas com o nome NETO. Porque a minha não passou?

Existe alguma lei que justifique este argumento deles?

Grato

Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 08:05

Pedro, bom dia!

Algumas Juntas Comerciais citam esse caso, mas não falam sobre a lei em sí, mas acredito que as empresas que contém a expressão "Neto", pode ser que foram constituídas antes da Junta "pegar no pé".

http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/faq+faq-registro

www.juntacomercial.pr.gov.br

16-Como deverá ser formado o Nome Empresarial do empresário individual

Indicar o nome completo ou abreviado do empresário. Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluído qualquer dos componentes do nome. Não constituem sobrenome e não podem ser abreviados: FILHO, JÚNIOR, NETO,SOBRINHO etc., que indicam uma ordem ou relação de parentesco.

Havendo nome igual já registrado, o empresário deverá aditar ao nome escolhido designação mais precisa de sua pessoa ou gênero de negócio que o diferencie do outro já existente.

Abraço.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.