Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jul 2014
02:56

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

CONSIGNAÇÃO

10respostas
10.196acessos

POSTS RELACIONADOS

Roberta Lobo

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens49
pontos383
membro desde04/04/2008
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Segunda-Feira, 16 de junho de 2008 às 22:34:40
Boa noite!
Um cliente trabalha com revenda de notebooks novos, e tb representação de pessoa física para venda de notes usados.
O cliente deixa em consignação um note para venda. Se vender, a empresa ganha uma comissão, do contrário a mercadoria é devolvida.
Quais os procedimentos a serem adotados? Como emitir NF de entrada? E a de venda?
P.S. Empresa optante pelo Lucro Presumido.
Obrigada!

Roberta Lobo
profissãoTécnico Contabilidade
mensagens5.327
pontos59.591
membro desde23/10/2007
cidadeGuardamor - MG
Postada:Segunda-Feira, 16 de junho de 2008 às 22:40:27
Roberta,

Em relação à emissão de NF, ocorre o seguinte:

Entrada do Note: Emite uma NF de Entrada em consignação (CFOP 1.917) e emite o contrato de consignação.
Venda do Note: Emite uma NF de Venda de Mercadoria Recebida em Consignação (CFOP 5.115) para o adquirente e uma NF de Compra de Mercadoria Recebida Anteriormente em Consignação (CFOP 1.113) para o vendedor.

Retorno para o proprietário: Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil (CFOP 5.918).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook e o meu Twitter.
***CCB
Roberta Lobo

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens49
pontos383
membro desde04/04/2008
Postada:Segunda-Feira, 16 de junho de 2008 às 22:55:45
Boa noite Wilson...
Obrigada pela sua pronta resposta... Porém agora surgiu dúvidas sobre a tributação...
Como devo tributar? Tanto os impostos federais como o estadual?
Obrigada!

Roberta Lobo
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

profissãoGerente Administrativo Financeiro
mensagens3.672
pontos27.961
membro desde21/02/2008
cidadeTupa - SP
Postada:Terça-Feira, 17 de junho de 2008 às 09:07:11
Bom dia Roberta,

Nas operações de remessa e retorno não há que se falar em tributação, no Estado observe se está enquadrado no SIMPLES NACIONAL ou RPA, veja no regulamento do ICMS a tributação do produto. Na área Federal observe a forma que está enquadrada a empresa, SIMPLES NACIONAL, Lucro Real ou Presumido.

Boa sorte

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Roberta Lobo

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens49
pontos383
membro desde04/04/2008
Postada:Terça-Feira, 17 de junho de 2008 às 12:00:42
Bom dia!
Desculpe a insistência mas ainda permaneço com dúvidas e não consegui saná-las diante das legislações...

Sabendo que esta empresa é optante pelo Lucro Presumido e é RPA perante o Estado, entendi que o procedimento seria o seguinte:

No ato da entrada da mercadoria emitiria uma NF de entrada para consignação com CFOP 1.917, sem nenhum destaque de imposto, pois o consignatário é pessoa física, ou seja, não me dá direito a crédito. No ato da venda emitiria uma NF de compra da mercadoria recebida sob consignação sob CFOP 1.113, sem tributação e emitiria outra NF de saída com a natureza de operação 5.115, onde seriam destacados o ICMS de 12% e através desta NF tb feita a apuração dos impostos federais.

Estou correta?

Obrigada, e mais uma vez, desculpe a insistência.

Roberta Lobo
Gilberto C. Olgado

Consultor Especial

profissãoGerente Administrativo Financeiro
mensagens3.672
pontos27.961
membro desde21/02/2008
cidadeTupa - SP
Postada:Sexta-Feira, 20 de junho de 2008 às 14:07:05
Ba tarde Roberta,

Exatamente isso mesmo, você só poderá tomar crédito se comprar de pessoa jurídica e vier destacado ICMS, mas como vc está adquirindo de pessoa física você dá entrada sem ICMS. E depois pelo faturamento você destaca os impostod federais pelo Presumido.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luis Carlos das Graças Urtado

Usuário Estrela Dourada

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens1.350
pontos19.497
membro desde30/11/2007
cidadePalmital - SP
Postada:Terça-Feira, 15 de julho de 2008 às 13:43:30
Bom dia

Quanto a consignação - envio uma mercadoria para um determinado cliente - Qual seria o prazo para este cliente estar devolvendo esta(s) mercadoria(s).

Luis Carlos das Graças Urtado

EBITDA Consultoria e Assessoria Empresarial
http://www.ebitdaconsultoria.com.br

E-mail: contabil3000@gmail.com
Thiago Henrique Mendes

Usuário Iniciante

profissãoAnalista Fiscal
mensagens53
pontos324
membro desde07/04/2008
cidadeGoiania - GO
Postada:Terça-Feira, 15 de julho de 2008 às 14:06:07
Não há prazo limite para retorno da mercadoria, pois a tributação é normal. Tributa-se na saída e na entrada quando a mercadoria voltar.
Thiago Henrique Mendes

Usuário Iniciante

profissãoAnalista Fiscal
mensagens53
pontos324
membro desde07/04/2008
cidadeGoiania - GO
Postada:Terça-Feira, 15 de julho de 2008 às 14:43:15
http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/decretos/ant2001/ant1999/decreto2637/decreto2637_tit8.htm

No final da página na Subseção V artigos de 399 a 402 trata das operações de consignação.
Mauro Lima

Usuário Iniciante

profissãoConsultor(a) Administrativo
mensagens37
pontos306
membro desde03/08/2010
cidadeJoao Monlevade - MG
Postada:Terça-Feira, 26 de junho de 2012 às 13:32:12
Estou com a seguinte dúvida:

Fiz uma emissão de nota fiscal em remessa em consignação utilizando o CFOP 5.917. De toda as mercadorias que foram, sobrou alguma. Sendo assim solicitei a empresa que me emitisse uma nota fiscal com cfop 5.918 me devolvendo as mercadorias, só que a empresa não possui nota fiscal, sendo assim: qual procedimento para eu retorno com essas mercadorias para meu estoque novamente ? qual CFOP devo usar ?
Allan Diego Silvano Leite

Usuário Iniciante

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens51
pontos1.545
membro desde22/10/2011
cidadeRegistro - SP
Postada:Quinta-Feira, 28 de junho de 2012 às 18:19:30
Qual a forma de contabilização para uma industria nas operações de Consignação de Produtos? Quais contas eu uso na contabilidade? Obrigado

"Valor é o que é preciso para levantar e falar, mas também o que é necessário para sentar e escutar." (Winston Churchill)

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.39 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César