x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 24.333

Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 22:34

Boa noite!
Um cliente trabalha com revenda de notebooks novos, e tb representação de pessoa física para venda de notes usados.
O cliente deixa em consignação um note para venda. Se vender, a empresa ganha uma comissão, do contrário a mercadoria é devolvida.
Quais os procedimentos a serem adotados? Como emitir NF de entrada? E a de venda?
P.S. Empresa optante pelo Lucro Presumido.
Obrigada!

Roberta Lobo
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 22:40

Roberta,

Em relação à emissão de NF, ocorre o seguinte:

Entrada do Note: Emite uma NF de Entrada em consignação (CFOP 1.917) e emite o contrato de consignação.
Venda do Note: Emite uma NF de Venda de Mercadoria Recebida em Consignação (CFOP 5.115) para o adquirente e uma NF de Compra de Mercadoria Recebida Anteriormente em Consignação (CFOP 1.113) para o vendedor.

Retorno para o proprietário: Devolução de mercadoria recebida em consignação mercantil (CFOP 5.918).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 junho 2008 | 22:55

Boa noite Wilson...
Obrigada pela sua pronta resposta... Porém agora surgiu dúvidas sobre a tributação...
Como devo tributar? Tanto os impostos federais como o estadual?
Obrigada!

Roberta Lobo
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 09:07

Bom dia Roberta,

Nas operações de remessa e retorno não há que se falar em tributação, no Estado observe se está enquadrado no SIMPLES NACIONAL ou RPA, veja no regulamento do ICMS a tributação do produto. Na área Federal observe a forma que está enquadrada a empresa, SIMPLES NACIONAL, Lucro Real ou Presumido.

Boa sorte

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 17 junho 2008 | 12:00

Bom dia!
Desculpe a insistência mas ainda permaneço com dúvidas e não consegui saná-las diante das legislações...

Sabendo que esta empresa é optante pelo Lucro Presumido e é RPA perante o Estado, entendi que o procedimento seria o seguinte:

No ato da entrada da mercadoria emitiria uma NF de entrada para consignação com CFOP 1.917, sem nenhum destaque de imposto, pois o consignatário é pessoa física, ou seja, não me dá direito a crédito. No ato da venda emitiria uma NF de compra da mercadoria recebida sob consignação sob CFOP 1.113, sem tributação e emitiria outra NF de saída com a natureza de operação 5.115, onde seriam destacados o ICMS de 12% e através desta NF tb feita a apuração dos impostos federais.

Estou correta?

Obrigada, e mais uma vez, desculpe a insistência.

Roberta Lobo
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 14:07

Ba tarde Roberta,

Exatamente isso mesmo, você só poderá tomar crédito se comprar de pessoa jurídica e vier destacado ICMS, mas como vc está adquirindo de pessoa física você dá entrada sem ICMS. E depois pelo faturamento você destaca os impostod federais pelo Presumido.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 15 julho 2008 | 13:43

Bom dia

Quanto a consignação - envio uma mercadoria para um determinado cliente - Qual seria o prazo para este cliente estar devolvendo esta(s) mercadoria(s).

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Mauro Lima

Mauro Lima

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 13:32

Estou com a seguinte dúvida:


Fiz uma emissão de nota fiscal em remessa em consignação utilizando o CFOP 5.917. De toda as mercadorias que foram, sobrou alguma. Sendo assim solicitei a empresa que me emitisse uma nota fiscal com cfop 5.918 me devolvendo as mercadorias, só que a empresa não possui nota fiscal, sendo assim: qual procedimento para eu retorno com essas mercadorias para meu estoque novamente ? qual CFOP devo usar ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.