x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 15

acessos 2.137

Abertura de Empresa

TATIANE

Tatiane

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 10:05

Sou contadora, porém nunca fiz abertura de uma empresa. Gostaria muito da ajuda de vocês.

Fui convidada a abrir uma empresa, e como já tenho o CRC aceitei o convite. Porém eu trabalho na área contábil, eu nunca fiz uma Abertura de Empresa e estou com muitas dúvidas, acredito que vocês poderão me ajudar!

Ele será um Empresário Individual, no ramo de Transporte Escolar.

Pra se fazer o registro na junta eu preciso ter o certificado digital? Como e onde solicito.
Após como proceder nesse primeiro passo pra abertura da empresa?

Sei que pra muitos isso pode ser uma pergunta até considerada banal, porém minha experiência é área contábil, então preciso aprender abertura e sei que vocês que sabem poderão me ajudar muito.

Acredito que é no começo tudo é difícil, mais logo as coisas vão se ajeitando.

Desde já agradeço.

Ótimo dia a todos.

José Vitor

José Vitor

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 14:19

Olá Tatiane,

Vamos ver se consigo lhe ajudar.

A constituição de uma empresa hoje depende do certificado digital, pois somente com ele você consegue acessar o site da Junta Comercial para preencher os dados desta empresa com o objetivo de gerar os requerimentos para assinatura. De posse destes requerimentos gerados pelo site, você os encaminha ao órgão para registro.

Fora isto, você vai precisar do certificado também para solicitar a inscrição no CNPJ, este por sua vez via site da Receita Federal. Será gerado um documento chamado DBE, que deverá ser encaminhado junto com os requerimentos da JUCESP.

A análise do pedido será feita pela Junta, sendo deferido será gerado automaticamente o CNPJ.

No começo pode parecer complicado, mas não é.