x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 608

Salário Maternidade Pró-laborista + Contribuição sobre o tet

Silvio Carlos Francischetti Junior

Silvio Carlos Francischetti Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 29 março 2015 | 16:34

Boa tarde,
Pesquisei no site, mas não consegui encontrar o assunto sobre o minha dúvida:
Tenho uma cliente que abriu uma empresa agora em março junto com outros 2 sócios.
Essa sócia está gravida de 2 meses.
Essa sócia saiu da empresa em que trabalhava para se dedicar nessa nova empresa que a mesma abriu. Na empresa antiga, ela ganhava R$ 5.000,00 de salário.
Nessa nova empresa os 3 sócios definiram um pró-labore de R$ 1.500,00.
Pois bem, essa sócia, que está grávida, gostaria de ter um salário-maternidade compatível com o rendimento que ela tinha, então, ela gostaria de contribuir sobre o teto (R$ 4.663,75).

Pois bem, tenho algumas dúvidas que estou tendo dificuldades em encontrar resposta:
Liguei no 135 do INSS e a atendente disse que era para fazer 2 guias: a 1a. no valor de R$ 165,00 (11% de 1.500,00 ref. o pró-labore) e a 2a. como contribuinte individual, código 1007, no valor de R$ 632,75 (20% de 3.163,75). A atendente pegou os 4.663,75 do teto e subtraiu dos 1.500,00 de pró-labore).

Só que um outro colega contábil (ele também não tinha tanta certeza na afirmação dele) disse que era para eu verificar pois teria uma guia complementar da diferença.

Pergunto: que diferença é essa? qual código?
A informação passada pelo 135 está correta?

Se alguém puder auxiliar, agradeço.

Abs,
Silvio

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 08:20

Silvio quando se trata de previdência nada é 100% confiavel, se a empresa for simples nacional devia colocar a retirada dela no teto e pronto, ficaria bem mais barato. Outro detalhe é saber se vão somar as contribuições pois ja ouvi dizer que sim e que não, esses assuntos são muito complexos e se vc der certeza para sua cliente ela vai vir tirar satisfações caso não seja dessa forma.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.