x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 520

Determinação Lucro Real

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 09:29

Bom dia,

Tenho uma duvida um tanto quanto simples, mas gostaria da ajuda dos colegas pois não identifiquei no CTN minha resposta

Qual o momento da determinação do lucro real para a empresa?

No recolhimento do 1º imposto de renda? no caso seria o com apuração dia 31/03/2015

Ou ja na 1º guia paga referente ao ano de 2015 (pis/cofins de janeiro paga em fevereiro)

Meu Supervisor diz que é no primeiro IRPJ, mas para mim faz mais sentido o pagamento da guia de PIS e COFINS ja que tem vencimento primeiro e existem diferentes códigos para ambos.

Desde ja agradeço e fico no aguardo de respostas,

Att,

Adailton Rodrigues da silva

Adailton Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 09:39

Vinicius, Bom dia!

O seu supervisor esta correto, oque determina a tributação que a empresa vai aderir no ano calendário é o pagamento do primeiro IRPJ.

Não seria no pagamento da guia do PIS e da COFINS, porque existe algumas atividades que o IRPJ e a CSLL é apurado pelo lucro real e o PIS e a COFINS pelo regime cumulativo, que geralmente é apurado pelas empresas do lucro presumido.

Att,

_____________________________________________
Adailton Rodrigues
Técnico em contabilidade.

"A persistência realiza o impossível."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.