x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 179.243

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 10:03

Bom dia colegas!
Saudações louváveis para nós que cumprimos o prazo, mesmo com as dificuldades impostas pela receita, pelos bugs, pelas atualizações, enfim. Como Anderson Peixoto Barros e Juliana Machado disseram, é sensação de dever cumprido. E venho agradecer a todos que fizeram com que esta caminhada fosse menos árdua, porque o novo sempre nos assusta, e sem informações claras e objetivas, tivemos que confiar nos erros e acertos dos colegas para seguirmos em frente. E o mais interessante do site e das pessoas que dele fazem parte, é que ele passa isso, confiabilidade.
Mais uma vez obrigada a todos.
Tenham todos um ótimo dia de trabalho, e que chegue o final de semana sem colocarem a cabeça no travesseiro pensando, já é dia tal e ainda tenho 2365841 ECFs pra entregar. Rsrsrs.

Abraços.

Willian Jhon

Willian Jhon

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 10:16

Bom dia a todos,

Anderson e Juliana, faço sua minhas palavras nobre colega. Desde o ano passado venho buscando soluções de como fazer corretamente o SPED- ECF e com esse dispêndio, ou seja, esse tempo em prol desta nova informação muitas outras informações e atendimento ao cliente, razão do meu trabalho ficou, infelizmente, a desejar. Mas a lida de cada dia continua, agora recuperar o tempo e atualizar os fechamentos contábeis para o encerramento do 3° TRIM/2015 das empresas Lucro Real trimestral com vencimento neste fim de mês.


Abraço a todos!

Rafael Salgado

Rafael Salgado

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 08:54

Bom Dia Amigos!


Estou tentando retificar uma ECF e aparece erro na versão da PGE, porém já estou na nova versão. 1.0.6.7. Podem me ajudar?


Grato!

Atenciosamente,
   
Rafael Salgado
Contador, Administrador e Consultor Tributário
CRC/PA nº 020846/O-0
Celular: (91) 98288-8482
e-mail: [email protected]
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 09:17

bom dia prezados !!!

Depois de cumprirmos todas as obrigações de 2014, vamos agora trabalhar para 2015, e antes falavam que o ano só começa depois do carnaval !!!

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Andréia Lenzi Marassi

Andréia Lenzi Marassi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 17:46

Boa tarde!

Estou com 2 problemas em 2 ECF's diferentes, gostaria de saber se alguém pode me ajudar:

1 - Retificação de uma ECF - foi transmitida a ECF original em 30/09/2015, baixei a nova versão 1.0.7 hoje e depois de toda preenchida e assinada, aparece um erro na transmissão:

<não foi localizada na base do SPED escrituração ativa a ser retificada com o numero do recibo informado>

Porém eu tenho o recibo de transmissão da original e os dados conferem... alguém teve esse problema?

2- Transmissão de ECF em atraso - não consegui transmitir uma declaração por problemas no certificado. Já com a versão nova (1.0.7) criei uma nova declaração, pois a outra dava divergência de versões, porém na transmissão dá o seguinte erro:

<a escrituração já consta na base Sped>

mas não tenho recibo, e em consulta pelo receitanet tenho a informação que a declaração não foi transmitida. O que fazer?

Agradeço desde já.

Liodaria de Oliveira

Liodaria de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 09:30

Bom dia Andréia,

Quanto à retificação da ECF, esse erro também apareceu para mim, no momento da transmissão.
Fui em editar e preenchi novamente o nº do recibo da ECF a ser retificada(mesmo o nº já estando correto).
Fiz o procedimento e consegui enviar.
Só que comigo aconteceu quando ainda estava no prazo para envio e em uma versão anterior.

Andréia Lenzi Marassi

Andréia Lenzi Marassi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 09:53

Bom dia Liodaria!
Fiz esse procedimento e deu certo. Obrigada!
Agora só resta saber como transmitir ECF em atraso sendo que sistema diz que já tem essa escrituração na base e a mesma nem foi transmitida ainda.... Se alguém puder me ajudar, agradeço!

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 08:30

Bom dia Marcela,

Em todos os documentos que li informam que a retificação pode ocorrer a qualquer momento, como ocorria com a Declaração de Imposto de Renda anteriormente e quantas vezes for necessário.

Débora Passos

Débora Passos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 13:39

Boa tarde,

Estou precisando da declaração completa do ECF para apresentação á empresa, porém só consigo localizar o recibo de entrega.
O programa possui essa opção?

ATT. Débora!

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 13:47

Débora Passos

Abra a ECF que deseja imprimir, vá na aba relatórios, lá estão impressões de pastas e fichas, balaços, declarações, é só escolher e visualizar. Você pode salvar ou imprimir.

Att

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 11:45

Bom dia colegas,

Daquele monte de folhas da ECF quais vocês imprimiram? Quais são obrigatórias? Vocês encadernaram, pois são muitas e impossível grampear...

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 13:09

Daniely Assis

Boa tarde,

Os arquivos digitais do Sped não possuem obrigatoriedade de impressão, a não ser o recibo de entrega.

Quando o banco me solicita os documentos eu peço que indique quais eles querem, e envio via PDF.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 07:30

Bom dia Rafael

Os bancos e instituições financeiras não podem exigir mais do que o recibo da transmissão da ECF.

Ele têm acesso a declaração completa via Receitanet BX. Já não basta trabalharmos gratuitamente para Receita Federal e demais órgãos públicos?

...

Thais Matté

Thais Matté

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 16:29

Boa tarde, gostaria que alguém me ajudasse com a classificação das contas retificadoras do meu plano de contas, no entanto pelo plano de contas referencial do ECF, não consigo localizar uma conta específica para essas contas do ativo que são redutoras. Ex: (-) cheques a compensar (-) cheques devolvidos... Alguém saberia me dizer qual cód. posso classificar?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 16:45

boa tarde Thais,

Realmente essas contas não estão no plano referencial.

Aconselho a você utilizar a própria conta de bancos para essa classificação: 1.01.01.02.01 - banco conta movimento no país

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 30 janeiro 2016 | 10:47

Rafael,
O que você quer dizer com "sem movimento"? Caso seja sem qualquer atividade financeira, econômica ou patrimonial, ou seja, inativa (conceito da Receita Federal) a igreja ou qualquer entidade estão desobrigadas da ECF e obrigadas a entrega da DSPJ - Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica para entidades inativas, exceto MEI e optantes pelo Simples Nacional.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
CLÁUDIA MORAL GONÇALVES

Cláudia Moral Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 13:08

Boa tarde!
Minha empresa é Lucro Presumido.
Entreguei a ECD e fiz a recuperação na ECF.
Na ECD foi entregue com fechamento anual e na recuperação na ECF o programa puxou como encerramento trimestral e agora da a seguinte advertência:
"Existe uma doferença de R$______ entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais deveredores."
Verifiquei que o valor da diferença é exatamente o valor do Lucro/Prejuizo do Trimestre.
Como é apenas advertência tem problema de ser entregue assim, uma vez que a ECD demonstra o fechamento anual?

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 13:19

Boa tarde Claudia.

O mesmo ocorreu comigo, e pesquisei em outros forum e aqui mesmo, a resposta da Receita Federal conforme consulta de outros colegas é que a ECD é contábil e o ECF é fiscal, que ele deve ser ajustado no próprio validador.

Ainda não fiz as correções, estou esperando para tomar a mesma decisão que a sua, realizar os ajustes ou entregar com advertência.

Att

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 13:54

Boa tarde.


Comigo está ocorrendo a mesma coisa, que a dos nossos colegas Cláudia Moral Gonçalves e Rafael Pinto .


Estou acompanhando...


- - - - - - - - -


Colegas.


Segue passo a passo do meu procedimento, mas mesmo assim aparece a advertência: " O registro não é compatível com os valores recuperados e calculados pelo sistema".


1º - No meu sistema contábil encerrei trimestralmente, conforme é solicitado pelo ECF.
Observei que a diferença que se dá no PVA é, justamente, o resultado do "trimestre" (lucro/prejuízo).
Às vezes, a conta de Lucro/Prejuízo do Exercício ( que no caso deve ser trimestre) não estava vindo para o PVA . Então, editei e criei uma conta vinculando com o plano referencial.

2º - Fiz lançamentos manuais no sistema contábil, transportando os saldos de lucro/prejuízo do trimestre anterior para a conta de Lucro/Prejuízos Acumulados (Não utilizei reserva de lucros).


Mas, mesmo assim a advertência continua.
Acredito que a não compatibilidade se dá pelo fato da ECD ser anual e a ECF trimestral. Alguém mais com essa advertência?

Att.

JAMILE C Z

Jamile C Z

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 09:58

Bom dia a todos,

Estou validando a 1a. ECF do ano e também está dando essas advertências.

Ainda não fiz nada... ano passado entreguei com advertências mesmo.

Jamile
Juliana Machado

Juliana Machado

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 10:14

Bom dia pessoal,

Estou elaborando a ECF da minha empresa, e no momento de validar o meu arquivo, me deparei com as seguintes advertências:

Registro recuperado não foi cadastrado no registro J051
Registro recuperado não foi cadastrado no registro K155


Sei que advertências não impedem o envio da declaração, mas gostaria de saber o porquê dessas divergências.

Será que problema está no validador da Receita que precisa ser atualizado? Ou na minha declaração, que está incompleta?

Alguém teve essa mesma advertência?

ERNANDO DE MATOS SILVA

Ernando de Matos Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 11:22

BOM DIA A TODOS(AS) ESTOU TENTANDO MANDAR O ECF E ESTÁ DANTO O SEGUINTE ERRO " A CONTA CONTABIL CONSTANTE NESTE REGISTRO DEVE EXISTIR NO REGISTRO J050 COMO ANALITICA E DEVE HAVER UM REGISTRO J051 FILHO QUE VINCULA A CONTA CONTABIL E CENTRO DE CUSTO CONSTANTES NESTE REGISTRO" ESSA CONTA ESTA NO PASSIVO FORNECEDORES DIVERSOS E UTILIZAR O TERCEIROS O ERRO ESTA DANDO NOS TERCEIROS QUE CONSTA NO SISTEMA CODIGO INVALIDO, JÁ FIZ DE TUDO E CONTINUA DANDO ERRO. SE ALGUÉM SABER DE ALGO ME AJUDE.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 13:19

boa tarde !!

O registro J51 é a conta referencial que deve estar mapeada no plano de contas (registro J50), deve estar faltando algum referenciamento na sua ECF.


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 13:34

Boa tarde Ernando,

Repasse a sua classificação dos planos referenciais, algum deve estar com erro como o Anderson comentou.

Tive problemas com o plano referencial em 2014, neste ano repassei elas novamente antes de realizar a transmissão da ECD.

Página 16 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.