x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 179.266

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 11:31

Rafael e Anderson muito obrigada! :D

Consegui validar agora sem essa advertência! Realmente o certo é o "L" ao invés de "C"

Obrigada!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Anderson Peixoto Barros

Anderson Peixoto Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 12:16

Alguém já tentou retificar alguma ECF, fui tentar retificar e me disse que não existia declaração na base de dados da Receita com o número do recibo informado, enviei hoje pela manhã, será que demora pra constar a declaração na base de dados ?

Marina Fernandes

Marina Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 14:52

Alguém sabe se é possível alterar o registro 0020 (Parâmetros Complementares) após a importação da ECD?
Na antiga DIPJ conseguiamos alterar a informação criando uma nova declaração e preservando os outros dados.

Rosiane m. da silva

Rosiane M. da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 14:53

Boa tarde pessoal,

Ao validar a ECF foi gerado o seguinte erro para o registro 0020:

Campo 10- Somente preencher o campo com "S" se qualificação da pessoa jurídica for "00" - PJ em Geral e forma de tributação for igual a 1, 2, 3 ou 4.

A empresa em questão é tributada pelo lucro Presumido ( forma tributação 5, ou seja diferente de 1,2,3 ou 4) e a mesma explora atividade rural. Pela regra realmente irá dar erro, devo informar N então, ou seja, dizer que não explora atividade rural, mesmo sendo esta a atividade da empresa ?



REGRA:

11-IND_LUC_EXP REGRA_PREENCHIMENTO_IND_LUC_EXP: Verifica, quando 0010.COD_QUALIF_PJ é diferente de “01” (PJ em Geral) ou 0010.FORMA_TRIB é diferente de “1” (Lucro Real) , “2” (Lucro Real/Arbitrado), “3” (Lucro Presumido/Real) ou “4” (Lucro Presumido/Real/Arbitrado), se 0020.IND_LUC_EXP é igual a “N”. Erro



Alguém se deparou com esta situação?

Att. Rosiane

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 14:55

Boa tarde Bianca,

A sua empresa esta sem movimento durante todo o ano de 2014?

Na legislação não fala nada sobre empresas sem movimento, pelo menos não que eu tenha visto.

Fala da dispensa que são:

Empresas do Simples;
Empresas jurídicas inativas de que trata a instrução normativa RFB nº 1.306/12;
Os órgãos públicos, autarquias e fundações públicas, e
As pessoas imunes e isentas

Espero ter ajudado

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:02

Boa tarde Marina,

Todos os dados que são recuperados da ECD não podem ser alterados.

Inclusive estou com um erro que veio da importação da ECD. Este erro poderia muito bem ser corrigido somente adicionando uma letra (sem influencia direta no ECD), porém para poder corrigir terei de retificar a ECD, para assim poder gerar a ECF.

JAMILE C Z

Jamile C Z

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:10

Boa tarde

Fiz a entrega de uma ECF Lucro Presumido assinando com o E-CPF do contador pelo sócio da empresa através da procuração eletrônica arquivada na RFB. Não apresentou erros na transmissão.

A empresa em questão não era obrigada a entrega da ECD portando não recuperei tais informações para a ECF. Notei que então, diferente da DIPJ do ano anterior, a ECF dessa empresa ficou sem informações de ATIVO, PASSIVO E RESULTADO DE EXERCÍCIO. É isso mesmo? Já que as "fichas" são praticamente as mesmas de como era a DIPJ. Alguém já entregou ECF de empresa não obrigada a ECD?

Jamile
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:28

Marina,

Estas empresas a que você se refere que teve problema de importação da ECD para o ECF. Estas empresas foram transmitidas as ECD? As que foram eu não tive problema, mas no incio quando foi tentar importar de uma que não havia sido transmitida verifiquei que estas ão devem ser recuperadas e sim realizadas normalmente com a indicação de "L" (livro caixa) e não "C" (contabil)

Espero ter ajudado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 21:51

Boa noite,

Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre quais os procedimentos para regularização das advertências decorrentes do não fechamento dos Balanços trimestrais de empresas tributadas pelo Lucro Presumido, transcrevo as orientação acerca do assunto editadas pela Equipe Sped:

1. Arquivo da ECF

Para gerar um arquivo da ECF, crie a ECF no programa (Arquivo/Criar), preencha os dados principais e clique em Ferramentas/Exportar Escrituração.

2. Recuperação de ECD Sem Mapeamento para o Plano Referencial

Para que não seja necessário digitar todo o mapeamento para o plano referencial na ECF, no caso de recuperação de dados da ECD sem o respectivo mapeamento, pode ser seguido o procedimento abaixo:

1) Importar a ECF.

2) Recuperar ECD, marcando a opção "Utilizar os dados recuperados da ECD para preenchimento do balanço e/ou DRE". Com essa opção marcada, o programa da ECF copiará as informações para o bloco J e K, mas não calculará o balanço patrimonial e a DRE, pois não existe mapeamento. Os dados dos registros K155 e K355 estarão de acordo com a ECD.

3) Importar somente o bloco J da ECF com o mapeamento correto. O programa da ECF incluirá o mapeamento nos registros K155 e K355 e, consequentemente, calculará o balanço patrimonial e a DRE utilizando os saldos da ECD e o mapeamento da ECF.

3. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramento do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração no registro K155 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

4. Registro do Prejuízo Fiscal do Período na Pate B do e-Lalur

Quando ocorrer um prejuízo fiscal no período (Registro M300), o procedimento a seguir é:

- Criar uma conta de Prejuízos Fiscais de Períodos Anteriores no registro M010.

- Registrar o saldo do prejuízo fiscal do período no registro M410 (Colocar o indicador de lançamanto como “PF” – Prejuízo do Período).

Observação: Se houver compensação de prejuízos fiscais em períodos posteriores, deve ser utilizada essa conta criada na parte B para compensação no registro M300 (Linhas de código 173 e 174 do M300), com tipo de relacionamento “1” (com conta da parte B).

5. Registro da Base de Cálculo Negativa da CSLL do Período na Pate B do e-Lacs

Quando ocorrer uma base de cálculo negativa no período (Registro M350), o procedimento a seguir é:

- Criar uma conta de Base de Cálculo Negativa de Períodos Anteriores no registro M010.

- Registrar o saldo do prejuízo fiscal do período no registro M410 (Colocar o indicador de lançamanto como “BC” – Base de Cálculo Negativa da CSLL).

Observação: Se houver compensação de base de cálculo negativa da CSLL em períodos posteriores, deve ser utilizada essa conta criada na parte B para compensação no registro M350 (Linhas de código 173 e 174 do M350), com tipo de relacionamento “1” (com conta da parte B).


Perguntas Frequentes da ECF - Noticias

..

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 09:08

Boa tarde Bianca,

Sobre o envio de duas ECF, foi comentado em um curso que realizei que pode ser realizada para transformação, por desenquadramento de imune/isenta e por inclusão no simples nacional.

Ai comentamos sobre troca de escritório, a palestrante disse que seguiria como no caso de livros, cada contador entrega sobre o período a qual tem responsabilidade.

Até agora não houve esta situação comigo para comprovar este fato.

Marcela

Marcela

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 10:33

Bom Dia !!

Estou com dúvida na importação do arquivo da ECD para ECF. Quando entro no passo a passo da ECF tem o campo: RECUPERAR DADOS DA ECF, lá já aparece o arquivo porém está com o Status (TRANSMITIDO), daí ele dá o seguinte erro:

- Esta ECD não pode ser recuperada pois não foi localizado o arquivo assinado.

Como faço para obter o arquivo somente assinado e não transmitido ?

Alguém poderia me ajudar.

Obrigada !

Att,
Marcela.

Bianca Rodrigues

Bianca Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:14

Marcela, boa tarde.

Não sei se eu entendi direito o que você disse, mas até aonde eu entendi quando a gente for recuperar dados da ECD para a ECF tem um campo que a gente marca na importação do arquivo, agora se a sua ECF já foi transmitida não tem como fazer mais nada a não ser tentar a retificação.

Anderson Peixoto Barros

Anderson Peixoto Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:20

Marcela boa tarde, a ECD quando é enviada grava seus arquivos na mesma pasta onde estava o arquivo de texto gerado o arquivo assinado, o recibo, o requerimento, tudo fica nesta mesma pasta, se esses arquivos forem movidos o programa não reconhece mais a assinatura pois faltam os arquivos, se essa ECD foi mesmo enviada, baixe o arquivo enviado pelo ReceitaNet BX e importe na ECD novamente, ele vai sobrepor e reconhecer a assinatura.

Marcela

Marcela

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:32

Obrigada Anderson !!!

Recebi uma orientação de um amigo contador, ele falou para eu fazer um Backup da minha ECD, baixa o programa novamente em outra máquina, validar esse Backup e somente assinar.

Dai irei utilizar esse arquivo para entrega do ECF porque dai ele não enxergará mais como transmitido e sim somente assinado. Vamos ver se dá certo assim.

Obrigada pela resposta.

Att,
Marcela.

Anderson Peixoto Barros

Anderson Peixoto Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:35

Marcela não dará certo isso, ele até vai importar, mas na hora de enviar dirá que esse arquivo não está na base de dados da Receita, pra importar ele permite que importe o arquivo assinado, agora para transmitir o mesmo precisa já ter sido enviado.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 15:32

Boa tarde Marcela,

Ao gerar um novo arquivo de ECD o numero do Hash será outro, e não o do que foi enviado para a receita.

Quando do cruzamento for realizado o arquivo não vai ser encontrado na base de dados da Receita Federal.

Caso seja necessário, realize a retificação, mesmo não sendo necessário para que você possa importar os dados da ECD que irá constar na Receita Federal.

Gabriela Arruda

Gabriela Arruda

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 16:17

Boa tarde,

Estou com um erro na importação do ECD para o ECF. Quando seleciono o arquivo aparece um erro ao qual diz que não pode ser importado, pois a escrituração ECD não foi assinada, porém, ela já foi transmitida. Alguém pode me ajudar? Obrigada!

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 16:20

Boa tarde Gabriela,

A marcela também esta com esse problema, da uma olhadinha nos postes acima onde o Anderson descreve uma maneira de você sanar este problema.

Gabriela Arruda

Gabriela Arruda

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 16:31

Boa tarde Rafael, é verdade, me desculpe. A minha dúvida é que assim, o ECD foi transmitido de um computador diferente ao qual vai ser transmitido o ECF, será que talvez esse não seja o problema de estar dando esse erro?

Página 2 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.