x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 138

acessos 87.600

PIS e COFINS s/ RECEITAS FINANCEIRAS (DECRETO 8426/2015)

Andrea Chiessi

Andrea Chiessi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 15:13

Boa tarde:

Estou em dúvida como preencher o CST PIS e COFINS para o registro F100, pois todos os que coloco dá erro e pede o participante, mas os participantes que aparecem na lista são pessoas físicas.
Poderiam me ajudar?

Pedro Rosario

Pedro Rosario

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 10:03

Bom dia Caros colegas,
Sou estudante de Contabilidade e Aux. de Escritório.
Gostaria de tirar uma dúvida e se alguém puder contribuir com meu conhecimento eu seria muito grato.
Temos em nosso escritório empresas coligadas que possuem Contratos Mútuos (créditos rotativos). Os juros recebidos nestes empréstimos entre as empresas é tributável pelo Pis e pela Cofins segundo o Decreto 8.426/15?

Vanessa Stefaneli

Vanessa Stefaneli

Bronze DIVISÃO 3, Analista Tributos
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 10:40

Bom dia Lucas,

Juros auferidos em contratos de Mutuo também são considerados Receitas Financeiras cnforme resumo do artigo:
"Os juros recebidos, os descontos obtidos, o lucro na operação de reporte e o prêmio de resgate de títulos ou debêntures e os rendimentos nominais relativos a aplicações financeiras de renda fixa, auferidos pelo contribuinte no período de apuração, compõem as receitas financeiras e como tal deverão ser incluídas no lucro operacional. Quando referidas receitas forem derivadas de operações ou títulos com vencimento posterior ao encerramento do período de apuração poderão ser rateadas pelos períodos a que competirem (RIR/1999, art. 373)."