x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 961

POR FAVOR ALGUEM ME AJUDE -REF.INSS RET.

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 09:12

veja bem , eu prestei serv.para uma empresa , de faxina, eu não tenho firma aberta ,não emito nf pra ninguem, não presto serv.desse tipo , fui apenas num final de semana pra ganhar uns trocados ,pois bem terminado o serviço o DP fez o meu pagto .descontando o inss , eu não tenho nenhum contrato firmado com esta empresa , não tenho nenhum vinculo , pois bem o que eu quero saber é o seguinte se eles agiram de maneira correta descontando de mim o inss, visto que eles só podem descontar algun tipo de imposto se esta pessoa que sou eu (no caso) tivesse com eles um contrato firmado. eles podem fazer isso ? , Quer ver um exmplo ? veja só , a empresa so pode descontar do funcionário o inss , se o mesmo for registrado , enquanto ele não for registrado ele receberá o valor bruto do salario sem o desconto do inss , ou seja qdo ele tiver o registro em carteira (digamos que seja um contrato firmado com a mesma) , dessa maneira eles (empresa esta agindo de maneira correta) e no meu caso que não tenho nada firmado com eles (como já disse lá em cima) pode isso acontecer , eles agiram corretamente ? , se agiram como faço pra saber se esse valor (inss) foi pago ? se não agiram como faço pra receber, posso reclamar na empresa ? buscando os meus direitos ?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:09

Estou atrasa quatro anos nesta resposta mas aí vai (caso alguém aterrize por aqui querendo saber a resposta, e além do mais, após todo este tempo, tenho certeza de que já sabe a informação correta):

A empresa não poderia ter feito isto Natalício!
Todas as suas colocações estão corretas!

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:54

Prezada Cássia, Bom Dia

Sinto lhe informar, mas a empresa agiu corretamente. Você realizou um trabalho como autônoma e a empresa reteve com certeza 11% do valor que pagou a você. Conforme Instrução Normativa da Receita Federal nº 979/09, a empresa agiu corretamente. Exija da empresa uma cópia tambem do RPA( RECIBO DE PAGAMENTO A AUTÔNOMO), pois essa é sua comprovação que prestou serviço à empresa.

Qualquer dúvida estou à disposição!!

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:58

Obrigada Lucas,
Viu como foi bom ressuscitar o assunto?
Isso ainda não me aconteceu (sou do setor pessoal) mas quando acontecer saberei o que fazer, graças às suas informações.

Grata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.