x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.472

Livro caixa para autonomos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 20 junho 2008 | 14:51

Boa tarde Rene,

Nas respostas dadas pela Receita Federal às Perguntas 384 a 401 você terá as diretrizes para o correto preenchimento do Livro Caixa.

Nota
O livro escriturado nestes termos poderá ser transcrito na DIRPF do Autônomo sem a necessidade de ajustes, ou seja, nele estarão escrituradas (além das receitas) as despesas cuja dedução é permitida na DIRPF.

Se persistirem dúvidas, entre em contato.

claudia sesti

Claudia Sesti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 14:12

Boa tarde Saulo,

Mais uma vez estou precisando de ajuda...Estou preparando o livro caixa pela primeira vez e estou com a seguinte dúvida:

- o saldo deste livro de dezembro/2011 deve ser transportado para janeiro de 2012?

- ou todo ano eu começo o livro caixa com saldo zero.

Agradeço,
Claudia

claudia sesti

Claudia Sesti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 18:18

David, primeiro agradeço sua resposta.

Mas as dúvidas persistem....

Se o saldo é transportado de um exercício para o outro e para compor o livro caixa devo lançar as receitas e somente as despesas da atividade exercida. Este saldo que será transportado de um exercicio para o outro na verdade não existe pois o autonomo utilizou este dinheiro para uso próprio (despesas pessoais para sobrevivência).
Com o passar dos anos este saldo ficará enorme.

Agradeço toda ajuda, pois estou um tanto confusa.

Obrigada
Claudia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.