x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 512

Férias x Auxílio doença

Guilherme Passos

Guilherme Passos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 11:00

Bom dia,
Temos um funcionário que recebeu auxílio-doença durante cerca de 2 meses. Quando acabou o auxílio ele agendou outra perícia para a prorrogação do benefício (O trabalhador ficou 4 meses sem trabalhar pela empresa e sem receber nada, nem pela empresa e nem pelo inss) .
Somando esse tempo da mais de 6 meses de afastamento, o que caracteriza o inicio de novo período aquisitivo.
Minha pergunta é: Os 4 meses que ele não trabalhou, mas não recebeu nenhum tipo de remuneração vai somar ao período de 2 meses?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 1 maio 2015 | 14:47

Guilherme, boa tarde.
Primeiramente precisa verificar se esses 06 meses estão dentro de um período aquisitivo, se estiver em períodos diferentes não se considera.
ultimainstancia.uol.com.br

Guilherme, sugiro que consulte o médico do trabalho ele irá verificar se o empregado tinha ou não condições de trabalhar e por quanto tempo ia ficar afastado, de repente o afastamento era de 03 meses (exemplo), e o mesmo tinha que retornar ao trabalho, exemplo

- Atestado médico - 90 dias, mas o INSS considerou somente 60 dias, e o empregado recorreu por para ter direito a mais 30 dias, nesse caso ele (empregado) independentemente de ter recorrido e estar aguardando decisão do INSS deveria ter voltado ao trabalho após o termino do atestado, caso contrário a empresa poderia considerar como falta e até mesmo abandono de emprego.
E por isso a importância do médico nesse caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.