x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.039

Dissolução Sociedade

Cyntia

Cyntia

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 17:32

Boa tarde

Uma empresa com dois sócios. Um decide sair e como a empresa possui lucro o retirante quer sua parte (pois ajudou a construir tudo até o momento)..
Acontece que a empresa no montante possui muitos bens e na divisão (que sera meia a meio) a unica forma de se pagar seria com os bens. Como não convém vender e fora a demora para conseguir a venda decidiram fazer o acerto com os bens mesmos.. Isso é possivel? pode tranferir um imovel de CNPJ para pessoa fisica (seria transferencia para eles mas no cartorio seria venda)?? no caso seria considerado como o que, pois não havera entrada de dinheiro para a empresa.. paga imposto??? como proceder??

JOSIMAR VILELA DE OLIVEIRA

Josimar Vilela de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 13:14

Boa tarde

Quero ver se eu entendi.
Um dos sócios vai sair da sociedade, o outro sócio não tem dinheiro pra comprar a parte do outro, então vai dividir os bens da empresa, no caso um terreno sugiro eu.
Se o terreno está em nome da empresa caracteriza-se venda de imobilizado, neste caso como apenas um sócio receberá o bem o outro deverá assumir a divida pela empresa, fazendo um aumento no capital social "CAPITAL A INTEGRALIZAR" pois se a empresa pagar a parte do outro sócio a mesma ficará sob a responsabilidade de apenas um, devendo este realizar este aumento para sanar o empréstimo que a empresa o fez.

Espero ter ajudado não sei se é isso mesmo que queria saber.

Cyntia

Cyntia

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 14:48

Seria mais ou menos isso Josimar.
A empresa possue vários bens o que daria em torno de 3.000.000,00, então o sócio que permanece pagaria R$ 1.500.000,00 com bens.. em media de 05 para totalizar esse valor, passaria estes para o nome dele.. todos bens quitados e a empresa não possui divida nem prejuizos..
Posso fazer isso?? pago imposto mesmo assim (IR 15% e CSLL 9% sobre o ganho de capital) ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.