x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 832

Relação débitos PIS/COFINS e DCTF

Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 12:22

Boa Tarde,

Realizando conciliação, notei que o PIS/COFINS de um exercício inteiro não foi pago. Entrei no ECAC e gerei um relatório de situação fiscal. Nos meses que não há pagamento de PIS/COFINS, a DCTF também não foi entregue.

Concluindo meu raciocínio: A DCTF não foi entregue e a Receita não "identifica" tais débitos. E para comprovar isso, o PIS/COFINS pendente não está listados no relatório de situação fiscal.

Meu raciocínio sobre a relação do PIS/COFINS e a DCTF está correto?

Agradeço muito pela ajuda de todos! Abraço!

AMANDA OLIVEIRA DA ROSA RODRIGUES

Amanda Oliveira da Rosa Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 13:55

Boa tarde!

Alex,

Seu raciocínio está corretíssimo, a Declaração da DCTF tem por objetivo informar a RFB dos débitos uma vez que a mesma não foi enviada a RFB de imediato não saberá do débito existente, até que a RFB busque informações de faturamento com o órgão competente (Município no caso de Serviço e Estado no caso de Venda) mas, uma hora a RFB irá notificar sua empresa do débito lembrando que a mesma tem o prazo de cinco anos para cobrar.

O melhor a se fazer é apurar os impostos enviar as DCTF´S em atraso e pagar as guias. (Há incidência de multa por envio de DCTF em atraso)

Departamento Fiscal
Amanda Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.