x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 3.196

Juros e multas ICMS diferencial de aliquotas em atraso

Liliane Alves de Oliveira Silva

Liliane Alves de Oliveira Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sábado | 18 abril 2015 | 11:32

Bom dia Pessoal !!!

Estou com muitas dúvidas referente a esse assunto de ICMS de diferencial de alíquota
Trabalho em uma empresa na qual compramos vários produtos fora do Estado em 2014 e não pagamos o diferencial de alíquota e agora iremos fazer isso, só que é algo novo e preciso de ajuda não encontrei aplicativo nenhum que faça essa calculo tipo o SICAL da Receita, como faço essa calculo são varias notas 2014 . Minha dúvida é posso fazer uma guia só para cada mês ?

Agradeço.pelo atenção.

Liliane

Liliane Alves
Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Jurídico
há 8 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 13:29

Cara Liliane Alves de Oliveira Silva, primeiramente o diferencial de alíquotas é simplesmente a diferença da alíquota interna da interestadual, não há complexidade no cálculo.
Em relação aos dias, deve sim fazer mês a mês devido as multa e juros que devem ser aplicadas de forma diferenciada a cada mês.
A multas pode ser extintas por uma denuncia espontânea conforme o art. 138 do CTN, gerando apenas os juros.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.