x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.006

Consultoria e Terceirização de Departamento Pessoal

Eduarda ECS

Eduarda Ecs

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 16:15

Boa Tarde, senhores!

Como vão?

Perdoem-me se houver outro tópico sobre este assunto, ou por estar classificado na sala errada, pesquisei no fórum e não consegui sanar minha dúvida por completo.

Atuo na área já faz uns 6 anos, tanto no fiscal, departamento pessoal e contábil. Estou cursando o último ano de contábeis, e já fui aprovada no exame de suficiência, pois tenho a intenção de abrir um escritório de contabilidade no próximo ano.

Entendo que eu ainda não posso abri-lo por não ser formada, entretanto gostaria de saber se há alguma previsão legal que me impeça de abrir uma empresa para prestar serviços de terceirização do departamento pessoal, bem como consultoria nas áreas trabalhista e tributária, além de conferir e retificar obrigações acessórias tais como EFD Contribuições, EFD Icms/IPI, DIRF entre outros (estas retificações atualmente faço como freelancer para alguns escritórios de contabilidade que estão com sobrecarga de trabalho e sem condições de realizar as devidas retificações).

Meu receio é que apesar de dominar os assuntos que se referem a legislação tributária, o CRC entenda que estou ferindo algum princípio ético, por ainda não estar formada.

Estou me desligando da empresa onde trabalho atualmente, e vi na situação supracitada a oportunidade de começar meu próprio negócio. E gostaria muito da opinião de vocês à cerca deste assunto.

Desde já agradeço a ajuda.

Abraço.

Pedro henrique lindbeck

Pedro Henrique Lindbeck

Prata DIVISÃO 2, Analista Processos
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 16:35

Boa tarde Sra. Eduarda,

nada impede voce abrir uma empresa com o cnae 6920-6/01 ATIVIDADES DE CONTABILIDADE, voce irá conseguir registrar a empresa na JUCEPAR, vai tirar CNPJ, ALVARA.

porém, na hora de voce registrar a empresa no CRC que o "bicho pega", pois voce vai precisar de um Contador Responsavel pela empresa, tipo que assine pela empresa.

SERVIÇOS PARALEGAIS ENTRE EM CONTATO
[email protected]


live long and prosper
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 17:00

Eduarda Cinzia, olha, se as empresas que você for prestar consultoria tiver contador (como você mencionou), não vejo problema algum de abrir uma empresa nesse segmento. Afinal terá um contador que vai validar seu serviço.

Já caso essas empresas não tenha um contador, você vai ter a penalidade que o colega Pedro Henrique Lindbeck mencionou, ai não é viável.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Eduarda ECS

Eduarda Ecs

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 17:52

Entendi!

Agradeço a ajuda.

E no tocante à terceirização do departamento pessoal, há algum problema?
Pois vejo profissionais com as mais variadas formações acadêmicas sendo responsáveis pelas rotinas de DP. Nesta caso, a empresa também terá contador, mas ao invés da folha ser gerada internamente pela empresa, ou pelo escritório de contabilidade, ela será feita pela minha empresa.

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.