x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 682

pedido de demissão ao retorno de afastamento do INSS pelo au

Eliane dos Santos Pereira

Eliane dos Santos Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Sábado | 25 abril 2015 | 08:43

Prezado,

Quando um funcionário retorna do INSS do qual estava afastado recebendo auxilio doença, primeiro ele pode ser demitido ou pedir demissão? segundo qual a data da demissão? a data do último dia trabalhado ou a data do retorno?

Grata

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sábado | 25 abril 2015 | 14:22

Eliane, boa tarde.
O empregado antes de retornar ao trabalho após o fim do auxilio doença, ele precisa antes passar pelo medico do trabalho para obter o A.S.O.,onde mencionará se está ou não apto ao retorno.
Se positivo e sem nenhuma restrição, antes da demissão, caso a empresa queira demitir, precisa verificar a convenção coletiva de trabalho com relação a estabilidade, verificar também com o depto médico se há alguma restrição.(confirmar)
Já no caso de pedido de demissão, no qual o empregado precisará fazer por uma carta de próprio punho, nesse caso o mesmo perderá a estabilidade caso tenha.
A data da baixa na carteira e o último dia de trabalho ou a data do pedido de demissão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.