Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 27.867

saldos diferente entre banco e contabilidade

debora brito

Debora Brito

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 26 junho 2008 | 13:58

URGENTE !!!!Como devo proceder :

na entidade ( sen fins de lucros) , existes varios movimentos financeiros, não passado pra contabilidade , onde existe uma grande diferença entre os saldos do banco (extrato) e do saldo da contabilidade . e do saldo caixa , vou fazer o encerramento para entrega do DIPJ , COMO DEVO PROCEDER ?
O QUE FAZER QUANDO ISSO OCORRER, NO ULTIMO EXERCICIO DE 2006 ENTREGUEI CONFORME O RESULTADO DA CONTABILIDE , PORQUE não lanço aquilo que não pode comprovar por docts ( porque somente existe o pagamento do cheque em extato, mas não se comprova a origem .

Fabio Borges de Oliveira

Fabio Borges de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 26 junho 2008 | 15:56

Normalmente os saldos não batem devido a compensação de cheques, ou seja, você fez um pagamento em cheque e lançou na contabilidade, porém esse cheque ainda não foi compensando....esse tipo de diferença é normal, agora quanto a valores que não se comprovem a origem fica complicado, principalmente em casos de entidades..

Att,

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 13:50

Boa tarde Elisângela,

O saldo bancário contábil e do extrato devem estar conciliados, o contabilista deve analisar o razão da conta corrente e os lançamentos do extrato bancário, detectar qual a diferença e corrigir o lançamento, ou em casos de cheques não compensados fazer o lançamento dos mesmos em conta de cheques à compensar.
Verifique qual é a diferença e torne a postar.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 14:31

Boa tarde, Elisângela


Conforme está cientificamente estabelecido, a contabilidade gera as informações a partir dos registros dos fatos contábeis (fenômenos negociais, internos ou externos, que são capazes de modificar a situação patrimonial da entidade, no presente ou futuro), e considerando que a emissão de uma folha de cheque já é por si só um fato contábil, o dever profissional determina que um cheque deve ser contabilizado tão logo seja emitido. Neste caso, debita-se a conta inerente à aplicação dos recursos, a crédito do respectivo banco, sendo este a origem dos recursos.

Registre-se que as demonstrações contábeis estão corretas e também são confiáveis apenas quando seus dados informativos são confrontados com as fontes que forneceram os dados que foram registrados. Geralmente os contabilistas encontram dúvidas e problemas quando confrontam os extratos bancários com os saldos bancários do balancete de verificação. É por causa disto que internamente certas empresas utilizam certos caderninhos de capa dura que também recebem o nome de "contas correntes", ou qualquer outro meio de anotações.

Este procedimento resume-se à prática de que no momento em que a empresa emitir um cheque, o mesmo é dado baixa no caderninho e também lançado na contabilidade; na ocasião propícia à conciliação (diária, semanal, quinzenal ou mensal), quando é pego o extrato, o conferente recorre às anotações paralelas (caderninho ou planilha eletrônica ou manuscrita) e vai riscando os cheques já compensados. O mesmo também é feito com depósitos em cheques a liberar, convênios a receber, taxas bancarias, etc. O que importa é que nem sempre a contabilidade e os informes bancários têm a mesma velocidade.

Frente a tais exposições conclui-se que não é a contabilidade que deve estar de acordo com os extratos bancários, e sim, os extratos bancários é que deveriam estar de acordo com os registros contábeis. Visto que nem sempre as datas de processamento dos movimentos pelo banco coincidem com as datas dos registros contábeis, somente a conciliação bancária demonstrará que os registros estão corretos.

Finalizando, não há necessidade de se transcrever a conciliação bancária no livro diário.

Caso ainda tenha dúvidas, pergunte novamente


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 14:56

Boa tarde, Gilberto Olgado


em casos de cheques não compensados fazer o lançamento dos mesmos em conta de cheques à compensar.


Discordo desta opinião sua que indiquei logo acima porque ela não é aplicada a todos os cheques não compensados.

Mesmo que uma empresa de Porto Alegre(RS) emita um cheque à vista em Manaus (AM) e este cheque leve em torno de 15 dias para ser compensado, contabilmente este documento deve ser tratado como um título à vista; ademais, a própria lei do cheque determina que o cheque é "uma ordem pagamento à vista".

Considerando que no Brasil há o costume do "chequinho para esperar", e caso alguma empresa valha-se deste artifício em algum evento, aí sim poderia ser adotada a técnica que você propôs.

Vamos analisar?:

A - Utilização da conta "Cheques a Compensar" nas compras a Prazo:

Fato: Compra a prazo representada por uma nota fiscal fatura que é paga com cheque-pré:

1 - Pela compra da mercadoria
D) Compras de Mercadorias (CR)
C) Fornecedor "X" (PC)

2 - Pela entrega do(s) cheque(s)
D) Fornecedor "X" (PC)
C) Cheques a Compensar (PC)

3 - Quando da compensação do Cheque
D) Cheques a Compensar (PC)
C) Baco "Y" (AC)

B - Utilização da conta "Cheques a Compensar" nas compras à Vista:

Fato: Pagamento de uma conta qualquer com cheque à vista, em uma cidade distante da praça do banco, como o pagamento do hotel em uma viagem de negócios:

1 - Pelo pagamento da conta
D) Viagens e Estadias (CR)
C) Banco "Y" (AC)
Nota: Creditei na conta de banco porque o pagamento é à vista

2 - Pelo registro do cheque a compensar:
D) ????????????
C) Cheques a compensar

Deste modo, minha explanação definiu claramente que a conta "Cheques a Compensar" só pode ser utilizada nas ocasiões de compras a prazo.

Saudações


Nota:
Não abordei o assunto da tributação implícita em compras porque isto não é necessário a este assunto

Legenda:
AC: Ativo Circulante
PC: Passivo Circulante
CR: Contas de Resultado

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 15:31

Boa tarde Ricardo,

Esta matéria é muito polêmica e inclusive já foi abordada aqui no Fórum.
Sempre utilizei uma planilha de Conciliação Bancária Mensal para cada conta corrente para demonstrar o Saldo Contábil no fechamento de cada mês, e isto é a forma correta de se contabilizar pois os cheques são pagamentos à vista, e se compensados ou não devem ser lançados à vista e fazer parte no saldo da conta corrente reduzindo o saldo contábil ficando assim diferente do extrato bancário. Podendo até esta planilha ser anexada ao extrato bancário que servirá como documento comprovante da conciliação bancária.
Mas já me deparei com estes "artifícios" utilizados por vários contadores para que o saldo contábil fique idêntico ao saldo do extrato, muitas vezes ocorrendo até por pedido do empresário para que ele possa ter um demonstrativo deste saldo que ainda não foi compensado.
É o caso do seu exemplo "B", onde se faria o registro do cheque a compensar debitando conta corrente e creditando cheques à compensar.
Em minha opinião continuo utilizando minhas Planilhas de Conciliação Bancária, dispensando este artifício, mas fica aí em aberto para discussão desta opção que é utilizada por alguns contadores.

Abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 15:55

Boa tarde, Gil


Felizmente as circunstâncias indicam que concordamos em opinião, conforme os seus 3 primeiros parágrafos.

Convenhamos que os "pseudo-profissionais" que utilizam este nefasto artifício são no mínimo leigos em matéria contábil, pois o fato de se debitar a conta bancária destina-se única e exclusivamente para os aportes na conta bancária.

Analisando o fato, está lógico que a prática deste procedimento apenas promove um estorno parcial de lançamento, e o pior, sem fundamentação.

Portanto, unido a você defendo com unhas e dentes a utilização da planilha de conciliação.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Elisangela

Elisangela

Prata DIVISÃO 1, Técnico
há 15 anos Sexta-Feira | 20 março 2009 | 19:30

Boa noite..

E se por exemplo o empresario emitie num sabado um cheque maior que o saldo bancario existente no sabado, exemplificando:

Saldo bancario 1000,00
cheque emitido 1100,00

ou seja contabilmente a conta estoura, porem no sabado ele não pode movimentar/depositar dinheiro na conta... como fica??


Outra coisa, o saldo bancario no encerramento do balanço pode encerrar credor??

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 09:48

Bom dia, Elisângela


Conceitualmente as contas Ativas sempre terão saldo devedor, enquanto as contas Pasivas sempre deverão também ter o saldo credor (exceto os prejuízos) e dentre estes grupos só podem ter saldo adverso (saldo credor no Ativo ou saldo devedor no Passivo) as contas de retificação, como depreciações acumuladas no Ativo Permanente ou Juros a Incorrer no Passivo Circulante.

Portanto, qualquer conta Contábil do subgrupo de Bancos Conta Movimento representa uma disponibilidade da empresa e de acordo com o parágrafo anterior seu saldo deverá sempre ser devedor (a favor da empresa). Não existe disponibilidade negativa.

Nestes moldes, considerando que usualmente os bancos proporcionam "cheque especial" (ou micro-empréstimo) à sua clientela, um saldo bancário negativo nada mais será que uma obrigação da empresa para com o banco, e sendo uma obrigação, o valor do saldo descoberto deve ser transferido para o Passivo, especificamente no Passivo Circulante.

Exemplo:

Saldo Bancário inicial: 1.000,00 D
Cheque emitido: 1.100,00 C
Saldo Bancário Final: 100,00 C

Lançamentos:
1 - Da emissão do cheque
D) Despesa com __________ (CR)
C) Banco "Y" (AC)
R$ 1.100,00

2 - Da regularização do saldo
D) Banco "Y" (AC)
C) Cheque Especial - Banco "Y" (PC)
R$ 100,00

De acordo com sua dúvida, sendo o cheque emitido em um sábado e se a contabilização for no mesmo dia, verifica-se que os bancos têm caixa eletrônico que aceitam depósitos em dias não úteis e também o beneficiário deste cheque não poderá descontá-lo no mesmo dia de fim de semana.

Assim sendo, é possível contabilizar simulateamente a emissão do cheque e também o depósito da diferença no caixa eletrônico, ou então caso o depósito seja somente no próximo dia útil, não haverá necessidade de utilizar a conta passiva do cheque especial porque o saldo contábil bancário do ativo ficará credor apenas momentaneamente.

Caso tenha mais dúvidas, volte a perguntar

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 10:10

Debora

Minhas contas bancarias na contabilidade sempre fecham com o extrato. porque faço os seguintes lançamentos:

Pelos Cheques com seus respectivos documentos

D-Fornecedores/Despesas/Adiantamentos, etc
C-Cheques Emitidos

Pela compensação dos cheques pelo banco

D-Cheques Emitidos
C-Bancos

O saldo da conta cheque emitidos representa justamente os cheques que não foram compensado

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Elisangela

Elisangela

Prata DIVISÃO 1, Técnico
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 11:27

Bom dia Ricardo,

Entendi sua coloção sobre depositar, porem é sabido que no dia 31-12, não é possivel fazer nenhum transação bancaria, como vc sugeriu deposito no caixa eletronico por exemplo; porem o empresario tem cheque e pode emiti-los no dia 31-12, ou seja, na contabilidade o valor devido a um "fornecedor" está de fato pago, porem digamos que o saldo no dia 31-12 no extrato bancrio não cubra o valor do ch emitido, ou seja a conta banco conta movimento " estoura".

Posso utilizar no Passivo a conta Cheque a Compensar pra essa situação?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 11:43

Bom dia, Elisângela


Se o "saldo estourado" for no período de um mês para o outro, ou de um ano para outro, daí convém trabalhar com as contas do passivo, ou "Cheque Especial" ou "Cheques a Compensar", conforme observou M. Messias.

Nesta circunstância é necessário utilizar a conta passiva porque segundo as NBC-T os fechamentos contábeis devem ser no mínimo mensais, e em minha postagem logo acima ficou bem claro que em uma demonstração contábil é impossível haver um saldo bancário com saldo credor no meio do ativo.

Saudações

Nota:
Caso você decida adotar a técnica proposta por M. Messias, convém analisar minhas ressalvas quanto a isto na postagem seguinte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 11:54

Bom dia, M. Messias


Sua exposição tem lógica matemática, porém, segundo os conceitos científicos, tal prática não encontra pleno respaldo.

A fundamentação de meu argumento é a centenária regra de débitos e créditos:

Débito = Aplicação de Recursos
Crédito = Origem dos recursos

De acordo com seu exemplo prático:

D-Fornecedores/Despesas/Adiantamentos, etc
C-Cheques Emitidos


Análise:

A aplicação de recursos foi em qualquer uma das contas citadas; portanto, o(s) débito(s) não tem ressalvas.

E a origem destes recursos? É indiscutível que a origem destes recursos sempre será a conta corrente bancária e nunca a conta "Cheques Emitidos", sobretudo nos cheques emitidos para apresentação imediata. Conforme já foi debatido logo acima, "cheque é uma ordem de pagamento à vista".

Portanto, particularmente utilizo a conta "cheques a compensar" (não "cheques emitidos") somente nas operações de "Cheque-Pré".

A conta de "Cheques Emitidos" até que poderia ser utilizada, desde que estivesse localizada no grupo de Bancos Conta Movimento no Ativo Circulante na figura de conta redutora, todavia, segundo minhas faculdades, esta prática apenas geraria mais lançamentos e mais trabalho ainda, posto que a utilização de planilhas de conciliação comodamente já substitui isto.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 16:55

Quando faço aplicação e Origens dos recursos pego pelo total do disponivel e não pela conta individual do banco.
Cheque a compensar ou cheques emitidos,sou mudou a nomenclatura, tem a mesma finalidade e tem que está no mesmo grupo( Disponivel).
A conta de Cheque a Compensar Ou Emitido será credora se o cheque não for compensado, portanto quando somada com a conta do banco representa a efetiva disponibilidade da empresa.
Só a título de informação, fui auditado pela Receita Federal e a mesma me elogiou pelo sistema de controle dos bancos.

TÍTULO DO TÓPICO:"saldos diferente entre banco e contabilidade".
O mais importante é que o saldo bancário da minha contabilidade sempre fecha com os extratos e, total do Disponível contábil representa a efetiva disponibilidade da empresa.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 19:09

Boa noite, caro M. Messias


Repetirei aqui uma inconestável conclusão lógica:

Não é o saldo contábil que deve estar igual ao saldo bancário, e sim, o saldo bancário é que deveria estar igual ao saldo contábil; porém, como o processamento ocorre em tempos diferentes tanto no banco como também na empresa, em algumas situações os saldos podem ficar diferentes e a harmonização disto se dá através de uma planilha extracontábil de conciliação bancária


Agora sem muito esforço defenderei minha opinião:

1) Quando utilizo as contas "Cheques a Compensar" estas são únicas e ficam localizadas no Passivo Circulante, e são utilizadas nas operações de "cheque-pré" (conforme minha postagem de 20/03/09 às 14h56m).
1.a) Em sua postagem não foi citado qual é o grupo de sua conta "cheques emitidos". Por costume deduzi que elas seriam então do passivo circulante

2) Corriqueiramente a expressão "cheque emitido" tem a conotação de um cheque que foi emitido (conforme diz o próprio nome) para pagamento imediato, cujo prazo de compensação, dependendo do valor e da praça, pode ser de instantâneo até 72 horas; já "cheque a compensar", nos meios contábeis, tem o significado de um cheque em trânsito que será apresentado em data bem posterior à sua emissão

3) Lançamentos contábeis não são sobre contas sintéticas, e sim, analíticas (um sistema informatizado nunca aceitaria um laçamento deste tipo)

4)
Quando faço aplicação e Origens dos recursos pego pelo total do disponivel e não pela conta individual do banco

Quem honra algum compromisso é uma conta específica, não um grupo de contas

5) Demonstração contábil é uma coisa, cabível ao contador; a demonstração financeira é outro tipo de documento, segundo o ângulo de vista de um financista e com origem em qualqur demonstração contábil
5.a) Estou debatendo conceitos contábeis científicos, e não financeiros (embora um seja derivado de outro)

6) Auditores fiscais analisam os documentos contábeis segundo a visão do fisco, algo bem diferente de um auditor contábil
6.a) Provavelmente no carimbo do AFTN que assinou o laudo de auditoria o parabenizando por esta técnica (eu também o felicito por isto) só está seu número de matrícula como servidor público, e não a identificação do número de registro no CRC (auditoria só pode ser feita por Bacharel em Ciências Contábeis habilitados pelo CRC)

7) Em nenhum momento eu condenei sua iniciativa (apesar da falta de consonância doutrinária); somente comentei que classificar cheques à vista como "cheques emitidos" não passa de serviço extraordinário desnecessário.

Enfim, eu falo como contador enquanto V. Sa. analista o fato como economista. Aí reside nossa diferença de análise.

Na Faculdade o meu professor de Economia dizia:

"Para os contadores, 2 + 2 = 4, enquanto para os economistas 2 + 2 pode ser 3, 4 ou 5, dependendo do tipo de análise"


Agradeço pela sua participação neste debate, que sem sombra de dúvidas está ampliando o horizonte da capacidade de análise nossa e de todos os visitantes.

Repito: ainda sou adepto da planilha de conciliação.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 março 2009 | 19:14

Voce está confundido as coisa eu sou contador.

Assunto encerrado. Passar Bem.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 08:30

Bom dia, Sr. M. Messias


Tal assunto pode estar encerrado entre nós dois, todavia, para os frequentadores do Fórum, ainda não. Quem possui poder para encerrar um assunto fechando (ou trancando) o tópico, são somente o Webmaster ou os moderadores.

Ademais, compus minha argumentação com base nos dados de seu perfil:

Currículo Resumido:
Técnico Contábil e Economista


Portanto, não confundo as coisas se em seu próprio perfil consta sua atuação em economia. Outrossim, V. Sa. possui a qualificação de técnico, e não de contador.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
maria do perpetuo socorro de oliveira

Maria do Perpetuo Socorro de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 11:34

Bom dia,
Gostei do debate.
Ainda na conciliação bancaria,
Minha duvida é quando vendo e recebo com cheque, baixo a nota fiscal no ato do pagamento ou so depois da compensação do cheque.
Isto em vendas a vista.
Em caso de haver diferença de cheques a compensar de outros anos e que preciso fazer ajustes.
Qual seria a conta contabil utilizada.

Gostaria de receber a planilha para conciliação bancaria, do professor Ricardo.
estou no aguardo


socorro

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 13:46

Prezada Maria,

No caso dos recebimentos de clientes por cheque a contabilização correta é a seguinte:

> Pagamento da nota fiscal ou duplicata
D - Cheques a compensar (AC)
C - Clientes (AC)

> Compensação do cheque
D - Banco (AC)
C - Cheques a compensar (AC)

Já no caso dos valores de cheque antigos e não compensado você deve baixa-los contra conta de despesa.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.