x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 94.252

Retenção de celular em local de trabalho.

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 08:57

Suellen Falcao ,


A empresa pode proibir o uso de celulares dentro do horário de trabalho, para isso ela deve adotar um regulamento interno. Agora recolher os celulares não, pois é crime, apropriação imprópria de bens.

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 09:42

Isso esta cada vez mais comum, patrão querendo proibir o uso de celular pois o pessoal anda abusando muito depois de facebook, whatsapp e etc... Tem um escritório de contabilidade que conheço e lá não é permitido entrar com celular no ambiente de trabalho, porem eles colocaram um armário pra cada funcionário com tranca e os funcionários deixam os celulares lá. Infelizmente vai ter muitas empresas fazendo isso pois o rendimento do serviço vem caindo a cada dia.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 09:48

Jorge Fernando ,


Com certeza Jorge, mas é tudo questão de senso.Eu acredito que utilizando os meios de comunicações com a finalidade correta, não tem por que os empregadores reclamarem, exemplo disso é esse fórum que é super nota 10, que a cada dia tem uma novidade e que não deixa meu serviço cair na rotina.

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 09:54

Sim Magno, mais na pratica não esta funcionando assim, tenho vários clientes reclamando que os funcionários deixam de atender clientes pra ficar no celular. Só pra vc ter noção tem um sindicato aqui que a funcionaria que homologa fica o tempo todo no whatsapp kkkkkk não estou zuando não, ela ainda conta que esta conversando sobre festas e etc... Se for usado com moderação não tem problema nenhum, porem o pessoal abusa muito.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 10:01

É verdade pessoal, a tecnologia, quando bem utilizada nos ajuda muito, caso contrário só atrapalha, em todos os sentidos. Já presenciei situações assim, já cheguei em um local e a pessoa não me atendeu porque estava no celular....revoltante né?

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 10:05

Colegas, este é um assunto muito interessante e atual.

vejam isto: www.direitodoempregado.com

A pergunta que fica no ar é: Está dentro dos poderes do empregador simplesmente confiscar o celular dos empregados para não atrapalhar a produção?

Em nosso entendimento, desde que o Empregador disponibilize um telefone da empresa no qual o empregado possa estar comunicável perante pessoas que estão fora do ambiente de trabalho (familiares por exemplo), é possível, sim, exigir que os empregados desliguem seus celulares e o deixem fora do ambiente de trabalho no momento da prestação de serviços.

O fundamento está exatamente nos poderes do empregador. O empregador assume o risco do negócio, contrata funcionários de forma onerosa e pode, sim, cumpridos os requisitos, vedar a utilização do celular no ambiente de trabalho.

Caso haja a vedação expressa por parte do empregador em relação à utilização de celular no momento do trabalho e, mesmo assim, o empregado desobedeça essa regulamentação, o empregador deve aplicar as sanções disciplinares cabíveis, tais como Advertência, Suspensão e até uma possível dispensa por justa causa.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 10:10

É exatamente isso mesmo Geovania, mês passado um cliente meu que tem uma loja de acessórios para carro mandou desligar as tomadas dos banheiros e cozinha pq os funcionários colocavam o celular pra carregar lá e toda hora se trancavam no banheiro pra usar whatsapp enquanto o celular carrega, eu não sei na cidade de vcs como esta, aqui em Uberlândia esta bem fora de controle isso, 90% das empresas que visito reclama da mesma coisa.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 10:20

Pois é Jorge, aqui em Manhuaçu também está absurdo, pelas ruas, nas salas de aula, pra todo lado o que se vê são pessoas reféns de um aparelho celular, viciadas mesmo, o que tem contribuído para o aumento dos roubos. Não sei precisar o qual a situação das empresas, mas acredito que seja um problema geral, quando o aparelho descarrega, começa o desespero na busca por uma tomada para carregá-lo...a que pontos chegamos hein?!

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Fabiana Jensen

Fabiana Jensen

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 08:55

Olá colegas,

Soube de um escritório que proibiu o uso dos celulares, recolheu o aparelho e inclusive o funcionários não pode receber ligações particulares e nem efetuar ligações particulares. Como fica neste caso quem é mãe ou pai, quem é responsável por um pai ou uma mãe idosa, quem precisa marcar uma consulta médica, etc.... e outras situações de urgência? Na verdade pessoas maduras e corretas que utilizam a ferramenta apenas por necessidade, passam a ser prejudicadas por quem abusa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.