x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 34

acessos 118.447

SPED ECD - DMPL ou DLPA

Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 17:40

Olá, boa tarde.

Por favor, peço ajuda para o seguinte:

Tenho que entregar agora em 2015, ref. aos fatos contábeis de 2014, o SPED ECD de uma empresa.

Utilizo um software de uma empresa para a escrituração contábil e eles geram o arquivo para entrega do SPED.

Eles me disseram que preciso saber qual a obrigatoriedade dessa empresa pra saber se entrego a DMPL ou DLPA.

Já li o Leiaute 3 da seção 3.3 e não encontrei a resposta para isso.

Alguém pode me ajudar?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 08:03

bom dia Everton,

Na seção 3.2.6.3.6 do Manual da ECD diz que é obrigatório o Registro J210 - DMPL/DLPA, por ser uma demonstração mais completa recomendo você a entregar a DMPL, pois as informações da DLPA estão contidas nela.



Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 08:14

Bom dia Everton Rinaldi,

Quando os lançamentos que modificaram o Patrimônio Líquido da entidade no ano foram decorrentes dos Lucros ou Prejuízos do exercício, distribuição de lucro e ajustes de exercícios anteriores, a entidade poderá elaborar apenas a DPLA. Nos demais casos que alterarem o PL da entidade, deverá ser elaborado a DMPL. Vide NBC TC 1000 do CFC.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 12 maio 2015 | 08:18

Everton,

o registro J800 e ainda não é obrigatório, mas se você tiver como entregar é melhor.

o Lalur não precisa, pois já estará contido na ECF.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Everton Rinaldi

Everton Rinaldi

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 07:46

Obrigado Marcos.
A minha empresa se enquadra na NBC TG 1000.

Além das demonstrações que você citou anteriormente, a DRA (Demonstração do Resultado Abragente) também tenho a obrigação de apresentar?

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 08:18

Bom dia Everton Rinaldi,

Somente se houver Outros Resultados Abrangentes. Mas se houver, você pode acrescentar uma coluna na DMPL e apresentar em conjunto com a mesma.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 07:46

bom dia Maria Tereza,

Não consegui entender "associar a conta Resultado do Exercício" não existe conta, é a somatória das contas de resultado.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 08:25

Bom dia Maria Tereza Amaral Cavalcante,

É exatamente como o Anderson Kolera Silva falou. Não existe essa conta o saldo da apuração do resultado deverá ser transportado/lançado para Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados... Se a empresa for uma S.A., depois contabilizado em Lucros Acumulados, o mesmo deverá ser todo destinado para as reservas. Já se a empresa não for S.A. poderá manter o saldo da conta Lucros Acumulados.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 13:20

boa tarde,

Quando é importado o movimento do mês de dezembro, que já devera estar encerrado, as contas de resultado estrão com saldo 0,00.

Esse registro I355 é justamente o saldo das contas de resultado antes do encerramento, verifique junto a empresa do seu software o que esta acontecendo.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Patricia Godoy

Patricia Godoy

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 14:13

Boa Tarde,

Estou com muita dificuldade de montar a DMPL e DLPA para empresas de Lucros Presumidos. É a única coisa que falta para entregar os meus Sped Contabil.
Alguém poderia me ajudar??? Não sei montar essas demonstrações.

Att

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 14:59

boa tarde Paricia,

Para montar a DMPL/DLPA você tem que seguir as informações abaixo, conforme manual da ECD:

J210|0|1.1|LUCROS ACUMULADOS|0,00|C|0,00|C|
Campo 01 Tipo de Registro: J210
Campo 02 Indicador do Tipo de Demonstração: 0 (DLPA)
Campo 03 Código de Aglutinação das Contas do Patrimônio Líquido: 1.1
Campo 04 Descrição do Código de Aglutinação: Lucros Acumulados
Campo 05 Saldo Final do Código de Aglutinação: 0,00 08
Campo 06 Indicador da Situação do Saldo Final: C
Campo 07 Saldo Inicial do Código de Aglutinação: 0,00
Campo 08 Indicador da Situação do Saldo Inicial: C

|J215|10|1000,00|C|
Campo 01 Tipo de Registro: J210
Campo 02 Código do Histórico do Fato Contábil: 10
Campo 03 Valor do Fato Contábil: 1000,00 (Corresponde a 1.000,00)
Campo 04 Indicador da Situação do Saldo: C

Com relação ao fato contábil, tem que criar um histórico com o fato que alterou a demonstração, exemplo: Lucro Liquido do Exercício
e relacionar esse histórico com o Código de Aglutinação: Lucros Acumulados.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Danilo Arpi

Danilo Arpi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 14:31

Boa tarde pessoal,

É a primeira vez que estou entregando a ECD e estou com dificuldades quanto a DMPL. As empresas que vou entregar são todas optantes pelo lucro presumido. Tenho a seguinte situação (valores ilustrativos):

Lucros acumulados de períodos anteriores: 50.000,00
Lucros apurados em 2014: 30.000,00
Lucros distribuídos em 2014: 40.000,00
Lucros acumulados saldo final: 40.000,00

Nesta situação, na DMPL vou gerar 2 fatos contábeis? 1 para o lucro apurado e outro para as distribuições de lucro?

Obrigado

vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 10:25

Bom dia Anderson.
Em que parte do manual ECD diz que a linha J210 (DMPL/DLPA) é obrigatório?
No manual que estou acompanhando (Cofis nº 42/2015) diz na I observação que é facultativo. Em alguma outra parte do manual diz ser obrigatório? Para TODAS as empresas?

Agradeço desde já.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 13:20

boa tarde Vanessa

Realmente no Manual diz que é facultativa, mas de acordo com o Código Comercial a DLPA ou DMPL é obrigatória.

É uma incoerência, pois a Receita federal não exige mas o Código Civil exige, e como o Código Civil esta acima da Receita Federal temos que entregar a DLPA ou DMPL, e também se não for preenchida, o PVA do ECD acusa advertência por falta desta informação.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 11:44

olá Anderson Kolera

mas na emissão de demonstrações contábeis não gerei DMPL/DLPA, livro já foi encadernado
posso gerar agora para entregar o sped ???

onde consta a obrigatoriedade dessa declaração?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 14:01

Segundo a ITG 1000 somente é exigido o Balanço Patrimonial, a DRE e as Notas Explicativas. Os demais seriam apenas ESTIMULADAS pelo CFC a serem entregas, não exigidas. Porém se o Código Civil exige, tem força maior que a resolução ITG, sendo assim obrigatório.
Quem não quiser fazer, deve brigar na justiça por conta do emaranhado de legislação, conflitos entre órgãos...
Nem eles mesmo se respeitam.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 14:36

entendo a força maior do CC agora minha dúvida é qual das duas devo fazer visto que o sped diz que se o arquivo contiver as duas a DLPA irá prevalecer....

só falta isso para os meus sped

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 07:07

Daniely Assis, Bom dia
A DMPL contém todos os dados necessários para se criar a DLPA visto que esta só trata LUCRO ou PREJUÍZO acumulado.
a DMPL escritura todas as movimentações.

Faço uso desse mesmo trâmite para perguntar aos colegas a respeito da parametrização da DMPL.
No meu sistema, ele não aceita um lançamento cuja origem seja de outro grupo. Ex:
D - Contas de Apuração (Grupo 5)
C - Lucro do Exercício (Grupo 2)

Os colegas conseguem incluir este lançamento na DMPL ?

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 09:14

Bom dia Daniely Assis,

Sugiro a você dar uma olhada na NBC TG 1000 e a ITG 1000, ai você vai encontrar muitas respostas para a sua pergunta e técnicas de contabilidade.
Inclusive todo contador que faz contabilidade, e não apenas fiscal, deveria ver essas duas normas ao menos para prestar um serviço com o minimo de qualidade.

Referente as normas, para empresas que estão na faixa de faturamento limite de EPP (R$ 3.600.000,00), deve-se observar no minimo as regras da ITG 1000, para as demais empresas que não precisam prestar contas publicamente deve-se observar a NBC TG 1000. Sujeito a penalidade ao contador pelo CRC, em caso de descumprimento.

Quanto a DMPL e a DLPA, quando a empresa tiver em suas movimentações do patrimônio liquido apenas lançamentos que movimentaram as contas de lucros ou prejuízo e lançamentos de dividendos e ajustes de exercícios anteriores, poderá ser elaborada apenas a DLPA. Quando houver outras movimentações no PL deverá ser feita a DMPL.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
MARELICE SOARES

Marelice Soares

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 20:57

Boa Noite,

Pessoal o meu erro do java esta relacionado ao J800, creio que esteja fazendo alguma coisa errado quando vou anexar as notas explicativas por isto da erro dizendo que é Java.

1- Digitar o documento no word
2-Salve documento como .rtf
3-Copie todo o conteúdo do arquivo aberto no bloco de notas
4-Cole o conteúdo no registro J800

Na no validador da Receita Federal outras informações tem Arquivo RTF , bem ali colei o arquivo e marquei J800FIM.
Mas creio que não seja só isto porque quando peço para validar valida sem erro, mas quando vou gerar o arquivo da erro.

alguém sabe me dizer o que eu estou fazendo de errado neste registro J800?

Obrigada.

LEANDRO YUKIO KAGUEYAMA

Leandro Yukio Kagueyama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 20:17

Boa noite pessoal. Voltando à DMPL:

No meu Balanço consta:

2.4.6.01 RESULTADOS ACUMULADOS R$23.701,16 C
2.4.6.01.0001 Lucros Acumulados R$6.597,10 C
2.4.6.01.0002 Resultado do Exercício em Curso R$217.104,06 C
2.4.6.01.0003 (-) Distribuição de Lucros R$200.000,00 D

Na DMPL estou lançando as três contas:

Lucros Acumulados Sdo Inicial 6.597,10 e Final 6.597,10 - Sem Fatos Contábeis
Resultado do Exerc. em Curso Sdo. Inicial 0,00 e Final 217.104,06 C - Fato Resultado do Exercício 217.104,06 C
(-) Distrib. Lucros Sdo Inicial 0,00 e Final R$200.000,00 D - Fato contábil Distrib. Lucros R$200.000,00 D

No meu balanço o lucro não está todo na conta de Lucros Acumulados, tenho a conta de resultado do exercício e uma conta redutora de (-)Distribuição de Lucros. Desta forma não estou conseguindo gerar a DMPL com apenas a conta de Lucros Acumulados já que o saldo dela não contém o lucro do ano corrente.

Na opinião de vocês colegas posso entregar assim?

Desde já agradeço a atenção. Um forte abraço!

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.