x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 43

acessos 67.014

Encadernação de livros Diário e Razão

CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 11:24

Acrescento mais uma dúvida ao tópico:
É permitido em um livro diário haver mais de 1 exercício/ano calendário? Como tenho pouca movimentação (cada exercício daria umas 10 folhas) pretendo encadernar 5 exercícios em um único livro, sendo cada um com seu respectivo balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício e apenas um plano de contas e termo de abertura/encerramento para o livro todo. Alguém sabe se é possível? Venho fazendo a escrituração contábil através de programa de computador regularmente, levantando balancetes mensais e balanços anuais respectivos. Haveria alguma implicação nos lucros distribuídos por conta deste livro único? Desde já agradeço a todos.

Leonardo Fernandes

Leonardo Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 19:57

Pessoal,

Meu livro diário deu 2 livros:

Livro 1 : 01/01/09 a 30/06/09
Livro 2: 01/07/09 a 31/12/09

Minha dúvida:
Tenho que colocar o balanço somente no livro 2 (01/01 a 31/12) ou tenho que colocar o balanço nos dois livros.
Livro 1 (Periodo 01/01 a 30/06)
Livro 2 (Periodo 01/07 a 31/12)

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 30 janeiro 2011 | 14:28

Liliana, boa tarde.

Depois da fundamentação do Ricardo, não há mais o que acrescentar.

Então, só para ratificar, quanto à descrição das contas no Livro Diário:
- contas codificadas: obrigatoriedade de se anexar o plano de contas.
- Contas pelo nome: não há essa obrigatoriedade.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 15:29

Aproveitando o tópico. Fizemos um diario, encadernamos e ja autenticamos na Jucesp. Porem, depois de pronto, percebemos um erro besta no Termo de Abertura: Contém este livro 654 (Seiscentos e cinqüenta e quatro) folhas numeradas eletronicamente de 505 (Hum) a 1.158 (Hum mil cento e cinqüenta e oito). Percebam que ao lado do numero 505, ao invés de colocar esse numero por extenso colocamos "Hum".
Nosso cliente está insistindo para que corrigirmos isso, porem nao se pode imprimir e autenticar um novo livro do mesmo ano. O que os amigos sugerem para corrigir o erro acima no Termo de Abertura?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Heloise Teixeira

Heloise Teixeira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 14:15

Olá!

Levei o livro diário para registro na junta comercial de minha cidade, onde o texto do ternmo de abertura está assim:

" Contém o presente livro 177 PÁGINAS eletronicamente numeradas ..."

O livro não foi registrado e voltou com a seguinte exigência: " onde lê-se páginas, leia-se folhas" . A ressalva deve ser feita a caneta, ou etiquetada no termo de abertura com assinatura, nome e CRC do contador.

Alguém sabe me dizer ao certo como deve ser escrita essa ressalva?

Obrigada!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2011 | 15:18

Heloise Teixeira.

É muito comum esse erro no livro diário, isto porque via de regra o mesmo por ser impresso em forumulário continuo "NÃO" leva impressão em frente e verso, daí a exigencia das Juntas comerciais em pedir que no termo de abertura seja escrito folhas e não páginas.

Face ao exposto, altere o Termo de Abertura e de encerramento (( de " Contém o presente livro 177 PÁGINAS eletronicamente numeradas ..."Para:" Contém o presente livro 177 FOLHAS eletronicamente numeradas ..." )) e leve-o novamente para registro

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 16:26

Olá pessoal, estou com uma dúvida quanto a encadernação do livro razão de um órgão público. No ano de 2011 o livro ultrapassou as 500 páginas (teve 657). Não é possivel separá-lo por semestre. Como poderia ser feito a encadernação no mesmo? Visto que será necessário fazê-lo em dois volemes?
Agradeço desde já.

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 11:20

Olá Srs(as)

Tendo em vista uma das idéis iniciais do tópico (a impressão do livro diário) , gostaria de aproveitar para perguntar se é possível para um optante pelo lucro presumido imprimir em um mesmo diário as movimentações referentes aos dois exercicios anteriores?
Isso seria bem oportuno, uma vez que, como foi falado neste tópico, a empresa emite apenas uma nota por mês, e consequentemente a movimentação desta não chega a gerar um numero de folhas "considerável".
O que eu quero dizer é se é possível, ao invés de imprimir e encadernar 8 folhas para cada exercicio, pagando duas taxas para registro, eu poderia imprimir e encadernar a 16 folhas juntas e pagando apenas uma taxa?

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.