Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.751

rais genérico 17976 a 2013 - transmissão de declaração.

luiz Henrique Barbosa da Silva

Luiz Henrique Barbosa da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Finanças
há 8 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 10:41

Estou tentando transmitir um arquivo Rais Generico e não consigo. possuo certificado digital itoken correios/serpro desde outubro/2014 e venho usando normalmente (receita federal, conectividade social, junta comercial entre outros) até precisar enviar uma declaração de RAIS Genérico 2012 e 2013. O sistema RAIS não permite o envio/transmissão informando "erro ao assinar declaração.chave privada não encontrada ". Alguém poderia me ajudar? Já tentei de tudo, instalei e desinstalei o programa diversas vezes, baixei drives, fiz de tudo. A central de atendimento RAIS nos atendente mal , dizendo para transmitir com um escritório de contabilidade, porém possuo certificado e tenho habilitação para isso. A central SERPRO informou que não há problema algum com o certificado, que é erro do programa RAIS.

Alguém ja teve esta situação ? e como conseguiu resolver ?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 14:24

Olá Luiz

Vai te ajudar:

R. Causa: Ocorreu um erro durante o processo de assinatura digital.
Solução:
1. Acesse o endereço http://www.certificado.caixa.gov.br/possuo/download/drivers.asp
2. Na opção DRIVERS e MANUAIS - CERTIFICAÇÃO TIPO A3 - CARTÃO/SMARTCARD OU TOKEN, faça o download do Sistema Gerenciador do Cartão - SAFESIGN, selecionando a versão compatível com o seu sistema operacional (Windows ou Linux).
3. Faça o download também do Sistema Gerenciador do Cartão - CHARISMATHICS conforme a versão do seu sistema operacional (Windows ou Linux).
4. Realize a instalação destes dois programas no seu computador.
5. Após instalar os programas com sucesso, conecte o seu certificado digital no seu computador.
6. Verifique se o ícone que identifica o seu certificado está sendo apresentado no lado direito da sua tela (barra de tarefas). Este ícone é do programa Charismathics Security Token Configurator, que vai reconhecer o seu certificado.
7. Clique com o botão direito do mouse neste ícone para que seja aberta uma janela com uma lista de três itens. Aponte o cursor no sinal de + (mais) do último item da lista e espere até que o programa identifique o seu certificado.
8. Após estes procedimentos, acesse o programa GDRAIS e realize a gravação e a transmissão da sua declaração.


http://www.rais.gov.br/sitio/duvidas.jsf

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.