Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 2.296

Dúvida sobre Princípios da Contabilidade

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 16:02

Estou com uma dúvida na seguinte questão. Será que alguém poderia me ajudar.

4. (FCC/Analista Contábil/TRE-MS/2007) A empresa Alfa manufatura calçados,
sendo que o processo produtivo se inicia com a compra do couro em peles e termina com a confecção final dos calçados. A empresa iniciou suas atividades em 01.01.2006. Em 31.12.2006 todos os custos de mão de obra direta e custos indiretos de fabricação referentes ao exercício de 2006 haviam sido apropriados ao resultado do exercício. Na contagem física dos inventários constatou-se que um quinto de toda a produção de calçados do exercício não havia sido vendida.De acordo com estas informações podemos afirmar que a empresa Alfa nas suas demonstrações contábeis NÃO observou o Principio Fundamental de Contabilidade – Resolução CFC no 750;

(A) Entidade. (B) Oportunidade. (C) Competência. (D) Atualização Monetária.
(E) Prudência.


Na questão é afirmado que a 1/5 da produção não foi vendida, mas foi produzida (pois diz que compra couro e vende sapato). O enunciado fala em 1/5 da produção, ou seja, produção final (sapatos).

Neste caso o fato gerador dos custos é a produção e não a venda.
Ou devemos considerar fato gerador vendas para contabilizar custos e despesas?

Se considerarmos a producao, a empresa obedeceu a todos os principios.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 08:59

Concordo com o Leandro.
O Princípio que foi ferido é o da Competência. Quando um produto é vendido, além de ser lançada a Receita e os impostos incidentes, é dada a baixa no estoque em contra partida ao Custo de Mercadoria Vendida:
D- CMV
C- Estoque de produtos acabados

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:34

Muito obrigado Leandro e Danilo pela atenção,

Estava com dúvida se o lançamento de custos e despesas deveria ser feito pela venda ou pela produção. Acho que entendi

Só para ficar claro. Então isso significa que se hoje eu comprar matéria-prima e produzir ao longo de todo o ano de 2016, mas a venda só acontecer em 2018. É exatamente em 2018 que eu devo lançar esses custos e despesas relativos a essa produção?

No entanto, o que eu diquei intrigado agora é que se houve mão de obra em 2016 (no caso desse exemplo que apresentei), esse custo de mão de obra não deveria ser lançado no balanço de 2016?
Como diz o CFC 1.282/10 - Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, INDEPENDENTEMENTE DO RECEBIMENTO OU PAGAMENTO.

Não sei se estou confundindo tipos de demonstrações. Não se para cada uma delas adota-se uma convenção para lançamentos diferente.
I - balanço patrimonial; II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; III - demonstração do resultado do exercício; e IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007).


Desculpe por ser uma dúvida básica, mas estou iniciando o estuda da contabilidade do zero.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 10:48

Jonas, os Princípios Contábeis são os mesmos para todas as Demonstrações Financeiras. Se você comprar matéria prima em 2016, produzir e apenas vender em 2018, a contabilização da Receita e dos Custos vai acontecer em 2018, pois o fato gerador da Receita (venda) estará acontecendo em 2018., independente da data do recebimento da venda. Quanto à mão de obra, os salários entrarão como Despesa com salários na DRE de 2016, até porque esses salário são pagos mensalmente, correto?
O lançamento dos salários será mensalmente:
D- Despesa com Salários (Conta da DRE)
C- Salários a pagar (Conta Patrimonial)

Essa era sua dúvida? Se precisar de mais esclarecimentos, pode perguntar!

Abraços!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 28 maio 2015 | 23:04

Olá Danilo, Muito obrigado pela ajuda. Na verdade depois da segunda pergunta/resposta eu me perdi, e as dúvidas só aumentarão. Eu vou avançar um pouco mais no matéria, e depois volto aqui novamente. Obrigado por enquanto.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 11:38

Isso, Jonas. Sempre que precisar de algum auxílio o Fórum está aqui para ajudá-lo!

Abraços e bons estudos!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.