x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 13

acessos 4.551

Certificação Digital para Contadores

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 22:46

Para atender aos clientes do Simples Nacional, é melhor ter um e-CNPJ no escritório de Contabilidade, ou um e-CPF na pessoa física do contador?

É mais vantajoso um Kit com cartão inteligente e leitora, ou um Token? QUal a diferença entre eles?

Desde já agradeço o auxílio,

Obrigado,
Danilo

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
NIVIA CRISTINA SOUSA DA SILVA

Nivia Cristina Sousa da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 23:03

Olá, Danilo

Se o certificado e-CPF tiver o Cei do contador vinculado a ele tudo bem, então os dois tanto o E-CNPJ quanto e-CPF com cei servem para as mesmas funcionalidades. Já a questão de ter um Kit (Certificado e Leitora) ou um token são mídias de armazenamento diferentes só isso, a diferença pode está na praticidade do token por se parecer com um prendrive e fácil de manusear e o cartão você sempre vai ter que está com a leitora conectada para fazer a leitura do certificado.

Espero ter ajudado. Até mais.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:06

Muito obrigado, Nivia!

Preciso de mais um auxílio! Para contadores, o ideal é ter o token, ou apenas um número de certificação Digital (cartão simples) já o suficiente?


Obrigado!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
NIVIA CRISTINA SOUSA DA SILVA

Nivia Cristina Sousa da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 19:49

Caro Danilo,

Depois de utilizar vários certificados A3, que são esses que precisão de um token ou cartão inteligente para armazenamento dos dados, cheguei a conclusão que o dispositivo de armazenamento Token é bem mais prático e tem a mesma funcionalidade do do kit (Cartão e Leitora).

Até a próxima Danilo !!

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 19:57

Danilo,

Eu acho melhor o Cartão, pelo menos para o escritório. Pois o preço normalmente do Token é mesmo do Cartão + Leitora. E como muitos clientes não utilizam pessoalmente o Certificado, e acabam deixando no escritório para nosso uso, o Cartão é mais vantajoso pois não tem que comprar leitora para todos.

Outra coisa, é quando você vai renovar o Cartão, não precisa comprar novamente a leitora, saindo assim mais barato que o Token.

Mas em relação ao uso eles servem para as mesas funções. O Token é mais prático. Mas sai mais caro.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador
Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 20:35

Entendi! Muito Obrigado, Nivia e Danilo!

As informações foram bem úteis!

Abraços!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
ROGERIO MESSIAS DA MOTA

Rogerio Messias da Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:07

Se for para escritório com várias máquinas no local, eu aconselho o A1,
A diferença entre o A1 e o A3 é que o A3 fica armazenado no token ou cartão...
...ou seja, você só pode utilizá-lo no computador a que estiver "plugado" no momento.
E se danificar o cartão ou o token, ferrou! Você perde o certificado e tem que pagar p fazer de novo...
...pq tanto o cartão quanto o token são projetados justamente para impossibilitar qualquer tipo de cópia ou backup.

No entanto... justamente por isso o A3 te possibilita uma maior segurança e proteção.

Já a mesma coisa não acontece com o A1...
...que se trata de certificado em arquivo, que você pode copiar para todos os comutadores em que quiser utilizar,
possibilitando acesso simultâneo e maior praticidade,
uma vez que você não fica preso ao "Token" ou "Maquininha chata de cartão",
já que você pode simplesmente enviar uma cópia do arquivo do certificado A1 para o próprio e-mail,
deixando desta forma um "backup" para acessar de qualquer computador a qualquer hora...
...tendo apenas que tomar o cuidado de deletar o certificado do computador de terceiros após a utilização.

Sem contar que também é bem mais fácil e simples a instalação que depende apenas de dois arquivos...

E também temos a questão do custo de aquisição, já que o certificado A1 geralmente sai por apenas 1/3 do valor do certificado A3 na grande maioria das regiões.

Fica a dica...

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 15:01

Entendi, Rogério. Muito obrigado pelo auxílio! Para quem tem clientes com mais de 12 funcionários, teria que ter uma máquina leitora do cartão, para utilizar o certificado desses clientes, ou pode utilizar o mesmo método do A1?

Obrigadão,
Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
ROGERIO MESSIAS DA MOTA

Rogerio Messias da Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 15:55

Danilo Poleza Kolczycki,

Acho que você acabou cometendo um pequeno equívoco confundindo "Certificado Digital A1" com "Certificado PRI"...

O "Certificado PRI" é para uso exclusivo no CONECTIVIDADE SOCIAL da CAIXA.
Este tipo de certificado atualmente só é feito para empresas enquadradas na condição de ME e que sejam optantes pelo SIMPLES NACIONAL.

Já o certificado Digital A1, tem as mesmas funcionalidades de uso do certificado A3:
-Acesso ao e-CAC, área restria da FAZENDA, Site da Procuradoria e inclusive CONECTIVIDADE SOCIAL ICP;
Em outras palavras, o Certificado A1 é um Certificado A3, só que sem Cartão/Token,
Ele é apenas um arquivo que fica salvo no computador.

Saka tio...? rsrs

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ficar mais claro:

Certificado Digital - Tipo A1
Certificado do tipo A1 é gerado e armazenado em seu computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens. Para maior segurança, no momento da emissão do certificado, deve-se optar por protegê-lo com uma senha de acesso. Adicionalmente, recomenda-se que um único computador armazene seu certificado digital e que seja criada apenas uma cópia de segurança.


Certificado Digital - Tipo A3

Certificado do tipo A3 oferece maior segurança porque seus dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou token, permanecendo invioláveis e únicos. Apenas o detentor da senha de acesso do cartão ou do token pode utilizá-lo.

Ambos tem exatamente a mesma função, não existindo qualquer diferença ou limitação de funcionalidade entre o A1 e o A3.

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 19:45

Não sabia que os correios emitiam certificados também. Eu fiz o meu pela Certisign, e até agora não tenho nenhuma reclamação,e o suporte é bom (acredite, eu já utilizei, hahaha). Utilizo sempre o portal de assinaturas da mesma empresa e também é muito bom.
Agradeço por todas as dicas e informações aqui postadas.

Abraços,

Danilo

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Marcelo Voga

Marcelo Voga

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 agosto 2016 | 10:41

Pessoal, estou montando meu escritório e a minha conclusão é de compra de certificado nas seguintes características:
e-CPF, pois atende as obrigações do escritório como representante legal e me possibilita ser o procurador dos clientes;
A-3 em cartão inteligente, pois acredito ganhar em mobilidade no uso de outro computador; e
leitora, além do uso próprio viabilizaria o uso dos cartões de clientes.

O raciocínio está correto?

Esta lógica também atende ao Conectividade Social?

Flávio Pelicano
Articulista

Flávio Pelicano

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 12:49

Srs, boa tarde

Estou abrindo meu escritorio, gostaria de saber se o Certificado digital para contador pessoa fisica tem a mesma funçao do certificado do escritorio para acessar as informações dos clientes?

Desde ja,
obrigado pela atenção de todos.

Flávio Pelicano
Contador, Empresário Contabil, Pós em Auditoria Contábil, MBA Auditoria Fiscal e Tributário.
Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2018 | 18:48

Boa noite pessoal

Alguém pode me dizer se é possível utilizar o certificado A1 e o A3 no mesmo computador sem um eliminar a funcionalidade do outro?

Obrigada



Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.