x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 10.905

inclusão de cnae matriz e filial

MAURICI RIBEIRO BOTELHO JUNIOR

Maurici Ribeiro Botelho Junior

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:51

por gentileza solicito esclarecimento referente cnae, a empresa individual com 4 filiais sendo que todas tem o mesmo cnae, no momento sera aberta uma nova filial com o mesmo ramo de atividade porem é preciso incluir um novo cnae em todas, preciso fazer alteração em todas (matriz e filiais ja existente) ou somente incluir esse novo cnae na matriz e automaticamente todas as filiais estarão mudadas, é necessário nesse caso fazer processo de inclusão de cnae uma a uma?

EDIMILSON DIAS DOS SANTOS

Edimilson Dias dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 14:20

Boa Tarde Maurici!
Para as filiais do mesmo estado da matriz não precisa fazer nenhuma alteração. Já, as filiais que tem seu endereço em outra UF é necessario fazer o arquivamento do ato.
Se caso na mesma UF tiver mais de uma filial não é preciso fazer o arquivamento individual. O mesmo ato servira pra todas.


Sem mais

Edimilson Dias dos Santos
GIOVANI SOTONYI

Giovani Sotonyi

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 13:38

Boa Tarde Maurici,

Haverá mudança na descrição do Objeto Social?

Se sim:
- Empresário Individual: Deverá ser elaborado o Requerimento de Empresário de cada estabelecimento (matriz e filiais) alterando a atividade econômica; ou
- EIRELI: Basta a Alteração do Ato Constitutivo modificando o objeto social.
Obs.: Em ambos os casos, para registro na JUCESP, será necessário levar o DBE de alteração da atividade econômica de cada CNPJ (matriz e filiais), ou seja, 05 DBEs.

Se não houver mudança no Objeto Social:
Não precisa enviar para a JUCESP. O procedimento deverá ser realizado diretamente na Receita Federal, através do Cadastro Sincronizado, gerando o DBE de alteração da atividade econômica de cada estabelecimento, utilizando a data de última alteração da atividade ou a data de registro na JUCESP, devendo este documento ser enviado em cópia autenticada para a RFB, acompanhado do DBE.

GIOVANI SOTONYI

Giovani Sotonyi

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 13:26

Boa Tarde Maurici,

Neste caso, faça um DBE para cada estabelecimento (Matriz e Fililais) e envie cada um deles para a Receita Federal de jurisdição, acompanhado do ato constitutivo ou alterador.

fernanda freitas

Fernanda Freitas

Bronze DIVISÃO 1, Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 16:23

Boa tarde

Aproveitando o assunto, tenho uma dúvida. Uma indústria pode ter filiais com cnae de comercio?
Exemplo: Uma indústria de sorvetes, tem 2 filiais. A matriz possui cnae de fabricação de sorvetes, porém as filiais são sorveterias.

A contabilidade me informou que não é permitido uma matriz ter filiais que não tenham a mesma atividade. Ou seja, só consigo ter filiais de comercio, se a atividade secundária da matriz for também comércio.

E alguns fornecedores, não podem nos atender, se houver uma atividade secundária diferente de indústria, por causa da tributação da NF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.