x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 500

Quais os encargos/tributos que as empresas optantes pelo sim

Sandro Fragoso Rolim

Sandro Fragoso Rolim

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 14:05

Boa tarde, caros contabilistas

Primeiramente venho parabenizar por esta inciativa da criação do site/fórum a respeito dos assuntos voltados a área. Irei me apresentar para que alguém possa me ajudar. Sou Assistente Administrativo em um escritório, estou começando agora no departamento de escrita fiscal e gostaria de arrumar o departamento de forma organizada para que futuramente mesmo sem minha presença a pessoa no local consiga resolver qualquer problema do mesmo.
Gostaria de fazer também algo instrutivo ao cliente, exemplificando:
O cliente receberia uma cartilha explicativa com informações de datas e quais impostos/tributos estão pagando e qual o motivo. O cliente optante pelo simples receberia (Exemplo)

DAS - Pagamento dos impostos unificados, estes valores são gerados pela receita do cliente - Vence todo dia 15;
Pró-Labore (11%) - Pagamento da folha do proprietário - Vence todo 20;
GPS (8%) - Pagamento da folha dos funcionários - Vence todo dia 20;
FGTS (8%) - Pagamento sobre recolhimento da folha de pagamento - Vence todo dia 7;
DASN - Gerado uma vez por ano no mês de Dezembro como se fosse um Imposto de renda;
IRPF - Gerado uma vez por ano para os proprietários da empresa (pessoa física);
IRPJ - Não gerado pois, o correto é o DASN;
DIPJ - Gostaria de saber a respeito pois, ainda não li a respeito;
OUTROS A MENCIONAR - Peço a gentileza de corrigir o que estiver errado e acrescentar o que estiver faltando;

Basicamente seria mais ou menos assim minha ideia ao cliente pois, muitos não perguntam e depois começam a questionar o porque das coisas e tudo por escrito é melhor. Aceito todas as sugestões para melhoria.
Gostaria de fazer isto com todos os grupos pois, como não tenho muito conhecimento gostaria de fazer tudo corretamente para Igrejas, Associações, empresas de lucro presumido e lucro real.
Informo que tenho algumas Igrejas e Associações como prioridade para fazer isto mas, não tenho total noção a respeito. O citado do simples não sei se está totalmente correto pois, estou lendo a respeito e tentando absorver o máximo que eu puder.
Outra coisa que li mas, não entendi direito foi a respeito da Substituição Tributária estou até mesmo fazendo a inscrição em um curso sobre o assunto como também na escrita fiscal.
Peço humildemente a ajuda deste excelente fórum com os respectivos mantenedores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.