x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 500

Quais os encargos/tributos que as empresas optantes pelo sim

Sandro Fragoso Rolim

Sandro Fragoso Rolim

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 14:05

Boa tarde, caros contabilistas

Primeiramente venho parabenizar por esta inciativa da criação do site/fórum a respeito dos assuntos voltados a área. Irei me apresentar para que alguém possa me ajudar. Sou Assistente Administrativo em um escritório, estou começando agora no departamento de escrita fiscal e gostaria de arrumar o departamento de forma organizada para que futuramente mesmo sem minha presença a pessoa no local consiga resolver qualquer problema do mesmo.
Gostaria de fazer também algo instrutivo ao cliente, exemplificando:
O cliente receberia uma cartilha explicativa com informações de datas e quais impostos/tributos estão pagando e qual o motivo. O cliente optante pelo simples receberia (Exemplo)

DAS - Pagamento dos impostos unificados, estes valores são gerados pela receita do cliente - Vence todo dia 15;
Pró-Labore (11%) - Pagamento da folha do proprietário - Vence todo 20;
GPS (8%) - Pagamento da folha dos funcionários - Vence todo dia 20;
FGTS (8%) - Pagamento sobre recolhimento da folha de pagamento - Vence todo dia 7;
DASN - Gerado uma vez por ano no mês de Dezembro como se fosse um Imposto de renda;
IRPF - Gerado uma vez por ano para os proprietários da empresa (pessoa física);
IRPJ - Não gerado pois, o correto é o DASN;
DIPJ - Gostaria de saber a respeito pois, ainda não li a respeito;
OUTROS A MENCIONAR - Peço a gentileza de corrigir o que estiver errado e acrescentar o que estiver faltando;

Basicamente seria mais ou menos assim minha ideia ao cliente pois, muitos não perguntam e depois começam a questionar o porque das coisas e tudo por escrito é melhor. Aceito todas as sugestões para melhoria.