x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 710

Retenção de Impostos na Fonte

RENÊ PEREIRA

Renê Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 17:18

Bom dia a todos do fórum, tenho um cliente de representação comercial que está sendo retido em suas notas os seguintes percentuais:
0,65 % para PIS, 3 % para COFINS, 1,5% para IR e 1% para CSLL, minha pergunta é: os percentuais de IR e CSLL não chegam no valor total devido, tenho que gerar um DARF para completar o valor do debito? e como faço para declarar na DCTF?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 21:06

Boa noite Renê,

Os serviços de representação comercial não estão sujeitos a incidência da CSRF, apenas do imposto de renda a razão de 1,5%.

Consulte os Artigos 647 e 651 do Decreto 3000/1999

Tenha em conta que estão sujeitos a incidência da CSRF apenas os serviços caracterizadamente de natureza profissional elencados no § 1º do citado Artigo 647.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 19:29

Boa noite Renê,

Exatamente!

Você deve calcular os impostos e contribuições sobre as receitas normais de representação e do valor obtido no cálculo do IRPJ deve diminuir o valor retido.

Todos os impostos e contribuições (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) devem ser informados na DCTF.

Naturalmente do IRPJ calculado sobre suas receitas normais (repito) deve ser diminuído o valor do Imposto de renda retido pelas fontes pagadoras sobre seus serviços.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 20:19

Boa noite Renê,

Pode mas não deve, pois o correto será informar a fonte pagadora que não é devida a retenção da CSRF, isto é ponto pacífico de discussão.

Entretanto considere que cabe a fonte pagadora o dever de conhecer a legislação e suspender as retenções indevidas. Se ela persistir no erro e continuar retendo, nada o impedirá de diminuir tais impostos de seus correspondentes e pagar apenas a "diferença" entre os impostos calculados sobre suas receitas normais e os retidos pela fonte pagadora. A rigor vale dizer que se não fizer isto você estará pagando parte destes impostos e contribuições em duplicidade.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.