x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.217

Cobrança de Icms pago

leonardo euzebio de farias

Leonardo Euzebio de Farias

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 22:32

Olá Meus caros, tenho uma empresa do ramo de confecção, CNAE 14126-1, e de uns tempos pra cá tenho recebido várias cobranças de icms que eu já paguei, tenho os comprovantes, mas que estão prestes a entrar na divida ativa. Algumas dessas GARES são de valor idênticos aos já pagos(acrescido de juros e multas obvio), uma delas etão me cobrando um valor de quase R$ 30.000,00, porém este valor foi o que fiz de compra no mês, e deveria pagar apenas os 6% (Sou Simples Nacional) no valor de 1.800,00 mas estão me cobrando os 2 valor, os 30.000,00 e os 1
800,00. Esta semana meu escritório de contabilidade me mandou mais 8 GARES para pagamento, com valores variando entre R$5,00 e R$150,00 com meses de referencia que variam de 2011 a 2013, meses estes que tenho comprovante de pagamento com valores diferentes(bem maiores) dos cobrados agora. Minhas GARES vem com vencimento todo dia 20, eu suspeito que estas GARES cobradas com valores mais baixos sejam de juros e multas por algum erro de escrituração das nf-e, porém quando comento este tipo de coisa com meu escritório a única coisa que recebo de resposta e que houve um erro de sistema na receita e que todos os impostos de todo mundo estão sendo cobrados novamente. Gostaria de saber de vocês se a minha suspeita esta correta que minhas notas estão sendo escrituradas de forma incorreta ou lançadas fora de data.


Obrigado

Diogo

Diogo

Prata DIVISÃO 3, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 09:36

Bom dia Leonardo Euzebio de Farias ,


Essa situação é muito estranha ! Uma vez a Gare paga e o posto fiscal efetuasse uma cobrança indevida, o procedimento é levar a gare paga no posto fiscal de sua jurisdição, solicite para o escritório informar quais são as notas fiscais que originaram os débitos e confronte com seu controle para que seja sanada qualquer duvida.

Fernando de Lima Cavalcanti

Fernando de Lima Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 09:40

Bom dia Leonardo,

Há ocasiões em que quando você não escritura notas fiscais de saída no mês em que elas foram emitidas, e por algum motivo você declara depois do mês de competência é devido o pagamento de juros sim.
No seu caso, seria importante verificar junto com o seu contador, porque realmente aqui onde trabalho não estamos pagamento GARE a mais.
A única vez em que foi emitido uma GARE a mais foi por conta do que citei acima.

Espero ter ajudado.

leonardo euzebio de farias

Leonardo Euzebio de Farias

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 10:29

Então, eles declararem Notas do mês no mês seguinte, não e novidade, eu descobri que eles faziam isso quando por acaso resolvi calcular um Das que chegou pra mim e quando fui ver os valores não batiam com o que eu teria que pagar, agora com Gare nunca havia prestado atenção. Eu dei uma pesquisada na net achei um tópico dizendo que GARE do meu CNAE deveria ser paga até o dia 15 do mês subsequente, porém minhas GAres sempre vieram com vencimentos dia 20. Vocês saberiam me informar quando é o vencimento das Gares? Pois calculei com uma formula que achei aqui e os valores de juros bateram muito próximos aos do Valor das GARES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.