x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.828

Ajuste (Baixa) adiantamento de clinte

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 12:11

Bom dia.

Determinada empresa, lucro presumido, tem desde 2013, saldos em 'adiantamentos de clientes', ou seja, a empresa recebeu em conta corrente alguns valores antecipados.

Pois bem,

No momento do fechamento do balanço de 2013, por certa falta de organização da empresa, ela não soube detalhar o que se referia esse adiantamento, e os clientes que estavam em aberto (e que se referiam a esse adiantamento) foram baixados contra o caixa.

Logo o valor do adiantamento permaneceu em aberto.

Pergunto: Como devo ajustar esse lançamento? Ajusto contra o lucro acumulado ( D - ajustes C - adiantamento e D - ajustes C - Lucros acumulados)?
Algum colega teve situação semelhante?

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 13:31

Boa tarde Fábio, tudo bem?


...e os clientes que estavam em aberto (e que se referiam a esse adiantamento)


Por qual motivo vocês baixaram contra o caixa o saldo de clientes em aberto que se referiam aos adiantamentos realizados?

Com isso imagino que a tua conta Caixa não esteja OK. Para não poluir o Caixa com movimentos que não pertencem a esta conta sugiro realizar um estorno e então efetuar o encontro de contas com o saldo de adiantamento.

Feito isto, o saldo que sobrar em adiantamento e que não tem embasamento, aconselho a baixar contra outras receitas operacionais no resultado (se valor irrelevante) e submeter a tributação de PIS e COFINS.

Se o valor for relevante a ponto de alterar significativamente as demonstrações, sugiro lançar na conta de Lucros/Prejuízos Acumulados. Sendo assim, terá que retificar as últimas declarações para levar a conhecimento da RFB que o resultado de exerícios anteriores está incorreto e então submeter a tributação na competência pertinente.

Já comentei em outro tópico que as receitas geradas sem comprovação de origem podem alertar a RFB a uma possível omissão de receita (venda sem NF).

É um ótimo momento para você implantar uma melhoria nos controles.

Vamos aguardar as manifestações dos demais colegas para contribuir com o assunto, pois esta prática que citei se encaixa no Lucro Real. Sou leigo nas questões de Lucro Presumido.

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 14:37

Olá Colega Mauricio.

Pois é, isso houve na época que a empresa trocara de escritorio contabil, e o movimento do escritorio anterior veio sem muita informação. O mesmo ocorreu a empresa que não soube dar maiores detalhes acerca do valor na época do fechamento do balanço de 2013 (Nota: em 2013 a empresa se encontrava no simples nacional, a partir de 2014, ela passa ao lucro presumido) .

Penso também, em lançar esse valor em lucros/prejuizos acumulados, e relatar o fato em notas explicativas. Por ela ser simples nacional em 2013 na época, e lucro presumido em 2014, ano do ajuste, não sei como seria a pratica de oferecer a tributação, e nem se seria a melhor prática.

Vamos aguardar outros colegas com experiência no assunto em comento também.

Forte abraço!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.