x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.339

substituição tributária para empresa no simples nacional

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Sábado | 23 maio 2015 | 12:48

Olá a todos.

Tenho uma empresa (distribuidora atacadista) no Rio de Janeiro e estamos no simples nacional. A maioria dos produtos que compramos para revenda vem de indústrias fora do Rio de Janeiro, principalmente Goiás e São Paulo. Venho pagando as guias de ST que as fábricas me cobram, mas como estou no SIMPLES, subentendo que TODOS meus impostos, inclusive o ICMS estão agrupados, justamente por isso venho questionando meu Contador se realmente sou obrigado a pagar a ST ou se há algum recurso para acabar com este pagamento. Grato pela ajuda.

SIDNEY ALEIXO

Sidney Aleixo

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 14:36

Carlos Ferreira, boa tarde.


Por favor, veja o link abaixo:


www.substituicaotributaria.com

4 - OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
O regime também se aplica às empresas optantes pelo Simples Nacional, tanto na condição de substituto quanto na condição de substituído. As operações realizadas com mercadorias tributadas no regime de substituição tributária são segregadas da receita total na hora do cálculo do ICMS pelo Simples Nacional.
Se um varejista ou distribuidor de cimento, por exemplo, optar pelo Simples Nacional, ele não terá benefício algum em relação ao ICMS, pois toda a sua receita será tributada pelo regime de substituição tributária. Para o cálculo do ICMS ST dos optantes pelo SIMPLES, consulte o item 5- CÁLCULO DO ICMS - ST.



http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/Perguntas/Perguntas.aspx

6. Substituição tributária, retenção de ISS e incentivos fiscais


Att.,

Aqui, todos nós aprendemos sempre um pouco mais!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.