x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 415

Atraso no envio da Gfip com informaçao apenas do empresário-

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 14:37

boa tarde srs consultores!, estou com uma dúvida tenho um cliente, que veio para eu fazer a contabilidade, que há mais de 3 anos + ou - vem pagando seu inss em torno de 3 salários mínimos. a dúvida é a seguinte: ele tava pagando o inss sem informar pela sefip. com estas cobranças das multas dos envios fora do prazo da gfip, caso eu venha regularizar a situação dele, reenviando todas as gfips da época, para que ele não tenha problemas futuras com a previdência quando precisar se aposentar, não serão cobradas após o envio pela receita federal?

porque se eu nao informar na modalidade 1 da gfip, todos estes recolhimentos avulsos que ele fez, ficarão como se diz voando, e não irão servir pra comprovação que foi feito o pagamento a favor dele, quando ele precisar se aposentar.

analisem por favor estas duas situações se eu enviar fora do prazo as informações do empresário tem multa? e se eu não enviar e deixar como está ele não irá se prejudicar quando precisar se aposentar?

obs: ele pagava o inss com o percentual de 11% em cima de 3 salÁrios minimos, ja fazem + ou - mais de 3 anos que ele vem pagando assim, sem informar na gfip. mas ele pagava como empresario, entrava no site da previdencia e calculava 11% em cima de 3 salarios minimos. a empresa É do simples e nao tinha funcionÁrios, era sÓ a contribuiÇÃo dele, ou seja, o prÓ-labore, ou seja, 11% que ele contribuia para aposentadoria, e o cÓdigo que ele, ele nÃo o contador, porque quem vinha fazendo tudo era o contador, o cÓdigo era 2003, cÓdigo de empresa do simples nacional, e colocava na identificaÇÃo o nº do cnpj.

alguÉm tem como me orientar? se eu nao refazer as informaÇÕes atravÉs da gfip, o funcionÁrio poderÁ ter problemas quando for se aposentar porque atÉ que se prove ao contrario, as guias que ele pagou desta forma citadas no exemplo acima, estÃo voando, sem identificar para quem foi o pagamento. e se eu informar refazendo na gfip colocando na modalidade 1, e enviar nao haverÁ cobranÇas da multa pelo envio das gfips fora do prazo? o que eu faÇo, alguem me dÊ uma orientaÇÃo e se possivel passar a base legal de tudo isto ou da orientaÇao que eu devo tomar.

desde já agradeço e aguardo resposta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.