x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 837

Contratar Pedreiro

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 15:54

Bom dia!
Uma empresa contratou um pedreiro para um pequeno serviço, que durou dois dias, no fim do segundo dia o pedreiro sofreu uma queda e quebrou o braço, a empresa solicitou um recibo para pagar pelos serviços tomados e recolher o INSS, o pedreiro disse que não tem cadastro na prefeitura nem recibo, nesse caso como proceder para que a empresa não seja responsabilizada pelo acidente?

Nas próximas contratações quais os cuidados que devemos ter, pois sempre contratamos pedreiros, encanadores e eletricistas e não podemos correr riscos.

obrigado!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 17:28

Olá Rosana
Boa tarde,

Esses empregados devem estar legalizados, seja CLT, Autônomos. Isso foi um acidente de trabalho e a Empresa deve assumir a responsabilidade.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 17:34

Obrigado pela resposta, esclarecendo ele não era CLT, devo recolher o INSS desses dias trabalhados como autônomo mesmo ele não tendo cadastro na prefeitura.
E a empresa deve assumir a responsabilidade, mas quais responsabilidades são essas, porque quando é CLT tem a estabilidade e durante o afastamento o INSS paga ao seguro, mas é o autônomo? Desculpe tantas perguntas é que essa situação me deixou confusa e preocupada.

obrigado!

ROSANA BRAGA

Rosana Braga

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 10:04

Bom dia!

Fiz as leituras e entendi, a empresa é responsável, no caso nas próximas contratações o melhor é contratar uma empresa e não um autônomo, será responsável ainda mas os riscos diminuem, e sempre ficar atento as regras de segurança.

obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.