x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 705

Catia Nogueira

Catia Nogueira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 22:17

A região Centro-Oeste do nosso país vem apresentando um crescimento na área industrial com diversos ramos de atividades, destacando-se a produção de máquinas e equipamentos, inclusive para o agronegócio. A senhora Priscila Colosso é a diretora-executiva da empresa Equipamentos Besculoso e Hibirgui Ltda., que tem como contadora a senhora Andreina da Silva, a qual prepara relatórios contábeis detalhadíssimos e comparativos a fim de apresentar à senhora Priscila Colosso as melhores opções de maximização dos resultados. Esta empresa fabrica peças e rolamentos para máquinas industriais em geral e aplica a tributação do Lucro Presumido. Tem entre seus melhores clientes a Indústria de Máquinas Agrícolas Mondercai Ltda. Em fevereiro de 2014, a Equipamentos Besculoso e Hibirgui Ltda. efetuou compras a prazo de matérias-primas no valor de R$ 158.125,00, com 13% de ICMS e 10% de IPI. As vendas totais no mesmo mês foram a prazo, no valor de R$ 397.566,00 com 13% de ICMS e 14% de IPI. A senhora Priscila tem o hábito de efetuar reuniões mensais para discutir os resultados apurados e, a partir desse ponto, efetuar novas diretrizes para a empresa. Apesar da empresa Equipamentos Besculoso e Hibirgui estar no mercado há mais de dez anos, não é possível desconsiderar a concorrência, sendo necessário solicitar à sua contadora, senhora Andreina da Silva, as seguintes simulações:
c) Durante um evento com os empresários da região, foi comentado que as exportações poderão ter as alíquotas reduzidas em 15%, tomando como base todos os tributos incidentes em uma operação de venda no mercado interno. Apurar a nova alíquota por produto e o respectivo ganho tributário. Obs.: apresentar a resposta em outro quadro comparativo e efetuar um breve relatório sobre a situação apurada.
se alguem puder me ajudar estou com duvidas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.