x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 4.647

Duvidas icms st cson e cfop

diego siqueira

Diego Siqueira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 8 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 11:20

Bom dia tudo bem ? Poderia me tirar uma duvida ? Minha empresa sendo do simples nacional, adquiriu produtos de uma revendedora que emitiu a venda com cfop 6404 e cst 260, e correto dar entrada utilizando cfop 2403, e fazer as vendas com cfop 6403 r 5403 cson 500 ? Em relacao a mercadoria que veio com cfop 6102 e cst 000 ? Uso cson 101 ou 102 ?


Oque nao entendi do cfop 6102 e cst 000, e que paguei 1099 pelo produto e a nota veio com valor de 1221, e em destaque veio escrito desconto concedido de icms pago 12%, o valor da nota eu mantenho o custo que paguei ? 1099 ?



Outra coisa que nao to entendendo, eu sendo optante pleo simples nacional nao debito nem credito icms correto ?
Se eu revender para fora do estado sempre utilizo cfop 6403 e dentro sempre 5403 ? So vendo para consumidor final, nao contribuintes do icms, quando eu fizer a nota de saida tenho que destacar algo ? E na hora de pagamento dos DAS existe algum
Valor a mais que vou pagar ou apenas a aaliquota correspondente as vendas brutas de 12 messs ?

HIJAZI IMPORTACAO DE ELETRONICOS EIRELI-ME
Alex Santin

Alex Santin

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 15:30

Boa tarde

Sendo você optante pleo Simples Nacional, você não destaca nada de impostos na nota fiscal. E so pagara a DAS referente a alíquota dos últimos 12 meses - o ICMS que ja foi pago anteriormente por Substituição tributaria.

O correto é fazer vendas nos CFOPs 5405 e 6404. Você não deve fazer vendas no CFOP 5403 ou 6403, por que você não é substituto ( responsável pelo recolhimento do ST e sim substituído tributário ( quando a mercadoria já vem com substituição) Resumindo use 5405 e 6404 e o CST 500.

Quando for vender
Sua empresa fatura mais de 360 mil nos ultimo 12 meses ?

Se sim utilize o 101 ( Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito)
Se sua empresa faturou mais de 360 mil e o destinarão se aproveitar do credito utilize o 103
Se vender para consumidor final ou para empresa do simples nacional, utilize o 102 ( destinatário não poderá se aproveitar do credito)

O teu custo vai ser o valor total da nota que no caso seria 1099. que você ira pagar, não esqueça de incluir no preço de venda, o valor do seu imposto que ira pagar na saida mais o diferencial de aliquota que pagara sobre essa nota de compra se voce for comercio

diego siqueira

Diego Siqueira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 8 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 16:10

Qual valor de imposto que e pago na saida ? E a diferenca de aliquota se enquadra aqui pois eu compro pra revender nao pra consumo


So pra salientar sou micro empresa do simples nacional

Primeira compra veio
Cfop 6404 cst 260
Segunda cfop 6102 cst 000
Qual cfop dou entrada ? Qual cfop dou saida para vendas no meu estado e fora do meu estado ? Sao aparelhos celulares
O cson vai ser 500 ne ? so vendo para consumidor final nao contribuinte do icms, eles pagariam algo a mais ? Eu pago algo por vender para fora do meu estado ? Nao entendo muito os conceitos de mva iva, no simples nacional existe isso tambem ? Achava que independente de tudo eu pagaria so a porcentagem da aliquota correspondente as vendas de 12 meses


Referente a nota que veiocom cfop 6102 e cst 000, paguei 1099 e a nota veio com valor total de 1221, e na nota veio escrito icms pago 12%, o custo do meu produto manyenho 1099 ou 1221? Na hora do pagameno do das pago 12% de icms sobre isso ?

HIJAZI IMPORTACAO DE ELETRONICOS EIRELI-ME
Alex Santin

Alex Santin

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 00:29

Qual valor de imposto que e pago na saída ? E a diferença de alíquota se enquadra aqui pois eu compro pra revender nao pra consumo

Você pagara alíquota correspondente ao faturamento dos últimos 12 meses. O diferencial de aliquota voce sobre a diferença da aliquota do ICMS que veio na nota de compra com a alíquota interna do seu estado. Exemplo compra de mercadoria para revenda no valor de R$ 1000,00 a um IMCS destacado na nota de compra de 12% , alíquota interna do estado de 17% (estado RS) diferencial sobre o valor dos produtos - desconto se houver. =5%.

R$ 1000,00 * 5% = 50,00 de diferencial de aliquota.

Primeira compra veio Cfop 6404 cst 260
Dar entrada com CFOP 2403
Dar saida com CFOP 5405 para dentro do estado ou 6404 para fora. CST 500 para os dois casos.

Segunda cfop 6102 cst 000

Dar entrada com CFOP 2102
Das Saida com CFOP 5102 ou 6102 e usar cst 102 para consumidor final.

Eu pago algo por vender para fora do meu estado ? Nao entendo muito os conceitos de mva iva, no simples nacional existe isso tambem ? Achava que independente de tudo eu pagaria so a porcentagem da aliquota correspondente as vendas de 12 meses

vendendo para dentro do estado ou para fora no seu caso, você so pagaria a porcentagem correspondente ao faturamento de 12 meses, não importa se for para consumidor final ou não.... no seu caso não muda nada.

diego siqueira

Diego Siqueira

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 14:27

amigo
em relacao a nota que veio cfop 6102 e cst 000

como argumentar com o fornecedor, pois se trata de iphones, e ele indicou que e mercadoria de origem nacional
nao entendi o porque dele ter colocado cst 000, se quem paga o icms e a empresa/distribuidora que vende o produto, quem deveria ter paga o icms antecipadamente nao seria ele para todas as vendas posteriores ? ele indicou que nao existe st nesse caso mas existe nao e ? sao aparelho de telecomunicacao e que eu saiba tem st entre sp e pr


e correto eu dar entrada nessa nata com cfop 2403 e vender cfop 6404 e 5405 ? caso nao seja, a aliquota da nota e 12% veio de sp e do pr e 7%, onde eu pago esse diferencial de aliquota, ? na hora da venda ?

verifiquei tambem que me enquadra na faixa bruta do simples nacional, dou entrada com cson 103 ? pois eu nao vendi mais de 360 mil

HIJAZI IMPORTACAO DE ELETRONICOS EIRELI-ME
Patricia Santos Machado

Patricia Santos Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 16:55

Boa tarde colegas!

Poderiam me esclarecer uma questão?

É a seguinte:

Existe cobrança de ST ou ICMS para o uso de CST 260? Não somos o importador, seremos a revenda do produtos.

Caso positivo, qual seria a alíquota para dentro e fora do estado?

Minha empresa é uma metalurgica no simples nacional.

Muito obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.